Dados cadastrais de 87 mil chaves Pix vazam, informa Banco Central

O Banco Central (BC) do Brasil informou o vazamento de dados cadastrais de 87.368 chaves Pix sob guarda e responsabilidade da SumUp Sociedade de Crédito Direto S.A (SumUp SCD) na última sexta-feira (22). No entanto, o BC ressaltou que não foram expostos dados sensíveis (senhas, movimentações, saldos financeiros) nem informações sob sigilo bancário.

Para quem tem pressa:

  • O Banco Central (BC) informou o vazamento de dados cadastrais de 87.368 chaves Pix sob guarda e responsabilidade da SumUp Sociedade de Crédito Direto S.A (SumUp SCD) na última sexta-feira (22);
  • No entanto, o BC ressaltou que não foram expostos dados sensíveis (senhas, movimentações, saldos financeiros) nem informações sob sigilo bancário;
  • Além disso, o BC ressaltou que quem teve seus dados expostos será notificado exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da sua instituição de relacionamento;
  • Esta foi a segunda vez numa mesma semana que o BC informou o vazamento de dados cadastrais de chaves Pix. A primeira ocorreu na última segunda-feira (18), quando a instituição divulgou a exposição de dados vinculados a 46.093 chaves Pix da Fidúcia. A empresa negou o vazamento na quarta-feira (20).

As falhas de segurança ocorreram entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024, segundo o BC. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, informou o Banco Central.

Além disso, o BC ressaltou que quem teve seus dados expostos será notificado exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da sua instituição de relacionamento.

Vazamentos de dados cadastrais de Pix:

Esta foi a segunda vez numa mesma semana que o BC informou o vazamento de dados cadastrais de chaves Pix. A primeira ocorreu na última segunda-feira (18), quando a instituição divulgou a exposição de dados vinculados a 46.093 chaves Pix da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia). 

A empresa negou o vazamento na quarta-feira (20). Em nota divulgada à imprensa, a instituição financeira afirmou que um cliente pediu informações em grande escala, mas foi bloqueado. “Essa atividade incomum de solicitação de confirmação de chaves Pix foi prontamente identificada pelo provedor tecnológico e rapidamente bloqueada”, informou a Fidúcia. “O cliente foi descontinuado junto à Fidúcia e teve seu contrato rescindido por operação diversa daquela prevista contratualmente”, acrescentou o comunicado.

O caso da SumUp foi o sétimo vazamento de dados cadastrais desde 2021 – dá para conferir as instituições afetadas no site do BC.

Sua empresa está segura?

Nosso portfólio de serviços proporciona à sua empresa a segurança de contar com uma equipe completa, experiente e altamente qualificada para cuidar das informações do seu negócio. O atendimento é personalizado e prestado por profissionais que procuram conhecer profundamente o seu negócio, dando suporte ao seu crescimento.

  • Relação transparente na contratação de serviços, que lhe permitirá acompanhar e avaliar o andamento e os resultados dos trabalhos realizados;
  • Tranquilidade de saber que seu ambiente de segurança e infraestrutura de TI está em mãos competentes, deixando você livre para se concentrar no seu core business;
  • Consultoria contínua, atualizando constantemente sua equipe sobre as novas ameaças e tipos de ataques. Além das principais metodologias e soluções inovadores, para manter seu ambiente seguro e melhorar o desempenho do seu negócio;
  • Orientá-los sobre as melhores práticas do mercado, auxiliando o Gestor de TI no planejamento estratégico de segurança de informação e no processo de tomada de decisão.

Entre em contato conosco!

Fonte: Olhar Digital

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.