Escassez de competências técnicas impacta jurídico e compliance

Na corrida pela conformidade e pela gestão de riscos, os líderes jurídicos e de compliance enfrentam uma batalha crescente e urgente: a lacuna de competências técnicas.

De acordo com Gartner, 65% dos inquiridos identificam esta lacuna como uma das cinco principais preocupações para os próximos dois anos. Não podemos ignorar este alerta. A escassez de talentos técnicos está a moldar um novo campo de batalha para a inovação e a conformidade, e estamos a ficar para trás.

Por que a Escassez de Competências Técnicas é uma Ameaça?

Imagine liderar uma equipe jurídica ou de compliance sem o conhecimento técnico necessário para navegar pelas águas turbulentas da Inteligência Artificial e das novas regulamentações. É uma batalha perdida desde o início. Há 2 problemas cruciais associados a esta escassez:

Resistência à Mudança

Muitos advogados resistem à adoção de tecnologias emergentes. Como podemos esperar cumprir regulamentos complexos sem ferramentas adequadas? Os líderes devem garantir não apenas a implementação de novas tecnologias, mas também a formação adequada de suas equipes.

Requisitos Regulatórios Emergentes

Novas leis como a da União Europeia sobre IA e a ordem executiva de Biden estão a aumentar a pressão sobre a conformidade. Os líderes jurídicos precisam entender não apenas o que é exigido, mas também comunicar eficazmente esses requisitos aos parceiros de negócios.

Como a Escassez de Competências Impactará os Departamentos Jurídicos?

Os desafios são claros, mas e as soluções? Identificamos quatro áreas críticas:

Estratégia de Gestão de Talentos

Em tempos de escassez, precisamos ser criativos. Isso significa abrir as portas para novos talentos, talvez em níveis de experiência inferiores aos habituais. Os líderes precisam trabalhar em estreita colaboração com os recursos humanos para atrair e reter os melhores talentos.

Desenvolvimento de Competências Internas

Não podemos depender apenas da contratação externa. Investir em programas de formação interna e parcerias com consultores é crucial para desenvolver as habilidades técnicas necessárias.

Parcerias Técnicas Internas

Os departamentos jurídicos não podem ser ilhas isoladas. É hora de estabelecer parcerias internas com outras áreas da empresa, como TI e segurança da informação. Juntos, podemos superar desafios técnicos e regulamentares.

Alocação Inteligente de Carga de Trabalho

Não devemos subestimar o poder da terceirização inteligente. Priorizar trabalhos que exigem competências técnicas para fornecedores externos pode ser uma solução eficaz quando o desenvolvimento interno é muito dispendioso.

Investindo em Parcerias Estratégicas para o Sucesso

Enfrentar a escassez de competências técnicas exige parcerias estratégicas com consultorias especializadas. A Athena Security, com mais de 10 anos de experiência, oferece soluções abrangentes e personalizadas em segurança e conformidade.

Com uma equipe multidisciplinar, estamos prontos para atender às necessidades específicas de sua empresa, desde a implementação de padrões internacionais até a conformidade com regulamentações setoriais. Investir em parcerias como a nossa é fundamental para garantir o sucesso e a confiabilidade de sua organização no futuro. Juntos, podemos construir um ambiente mais seguro e confiável para seus negócios.

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.