Chrome passa a ter proteção em tempo real, diz Google

O Google anunciou melhorias nas medidas de segurança do Chrome. Agora, seu navegador oferece proteção de URLs em tempo real e novas proteções de senha tanto na versão para computadores e quanto para iPhone. Essas atualizações buscam acompanhar a rápida evolução dos ataques cibernéticos, onde a detecção imediata pode ser crucial para prevenir danos, segundo a empresa.

Resumindo:

  • O Google anunciou melhorias na segurança do Chrome, que agora oferece proteção de URLs em tempo real e novas proteções de senha. No entanto, o update está disponível inicialmente para computadores e iPhone;
  • A atualização traz a verificação de sites em tempo real. Ela substitui o método de atualização de lista de sites perigosos, com a expectativa de bloquear 25% mais tentativas de phishing por meio de criptografia e técnicas de proteção de dados que preservam a privacidade do usuário;
  • O Checkup de Senha no iOS, sistema operacional do iPhone, foi melhorado. Agora, ele alerta sobre senhas fracas, reutilizadas e comprometidas. O recurso fica nas configurações do Chrome sob Verificação de Segurança;
  • A Navegação Segura do Google protege mais de cinco bilhões de dispositivos globalmente, analisando mais de dez bilhões de URLs e arquivos diariamente para prevenir contra phishing e malware, segundo o google. Atualização do recurso chega ao Android ainda em março, informou a empresa.

Ainda de acordo com o Google, o recurso Navegação Segura defende mais de cinco bilhões de dispositivos ao redor do mundo contra ameaças como phishing e malware. A empresa informou que o sistema avalia mais de dez bilhões de URLs e arquivos diariamente, emitindo milhões de avisos sobre possíveis riscos.

Ainda em março, essa proteção será estendida para quem usa o Chrome em dispositivos com Android. Apesar do processo demandar mais do navegador, o Google garante que a atualização não afetará o desempenho do programa.

Proteção em tempo real no Chrome

A nova funcionalidade substitui o método anterior que se baseava numa lista de sites potencialmente perigosos atualizada num intervalo que poderia variar entre 30 e 60 minutos. A atualização é necessária, considerando que o tempo de vida médio de um site malicioso é menor que dez minutos, segundo a empresa.

Com a verificação de sites em tempo real, o Google espera bloquear 25% mais tentativas de phishing. Para assegurar a privacidade dos usuários, essa função utiliza criptografia e técnicas avançadas de proteção de dados, de modo que nem mesmo o Google tem acesso às informações sobre os sites visitados.

Para quem deseja uma camada extra de segurança, a Navegação Segura oferece o modo de Proteção Aprimorada. Este modo utiliza inteligência artificial (IA) para bloquear ataques, verificar detalhadamente arquivos e proteger contra extensões maliciosas do Chrome.

No iOS, o Checkup de Senha também foi atualizado. Agora, o recurso alerta sobre senhas fracas e reutilizadas, além de identificar senhas comprometidas. Essa ferramenta está disponível nas configurações do Chrome, na seção Verificação de Segurança.

Sua empresa está segura?

Nosso portfólio de serviços proporciona à sua empresa a segurança de contar com uma equipe completa, experiente e altamente qualificada para cuidar das informações do seu negócio. O atendimento é personalizado e prestado por profissionais que procuram conhecer profundamente o seu negócio, dando suporte ao seu crescimento.

  • Relação transparente na contratação de serviços, que lhe permitirá acompanhar e avaliar o andamento e os resultados dos trabalhos realizados;
  • Tranquilidade de saber que seu ambiente de segurança e infraestrutura de TI está em mãos competentes, deixando você livre para se concentrar no seu core business;
  • Consultoria contínua, atualizando constantemente sua equipe sobre as novas ameaças e tipos de ataques. Além das principais metodologias e soluções inovadores, para manter seu ambiente seguro e melhorar o desempenho do seu negócio;
  • Orientá-los sobre as melhores práticas do mercado, auxiliando o Gestor de TI no planejamento estratégico de segurança de informação e no processo de tomada de decisão.

Entre em contato conosco!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.