Segurança da informação: 3 problemas mais comuns

A segurança da informação é chave nas empresas. Isso é fundamental, principalmente, para garantir que seu negócio não passará por problemas que coloquem em xeque a privacidade, integridade e disponibilidade dos dados.

Portanto, é fundamental ter medidas essenciais que protejam os ativos e evitar que os negócios passem por problemas que gerem não só prejuízos financeiros, mas sanções legais pela LGPD e, também, perda de confiança dos seus clientes.

Por isso, confira a seguir quais são os 3 problemas mais comuns de segurança da informação e veja como impedi-los de ocorrer. Boa leitura!

1. Uso de softwares piratas

Essa é uma das falhas mais comuns e, provavelmente, uma das mais prejudiciais para qualquer empresa. Os gestores, muitas vezes, optam por softwares e sistemas operacionais piratas (ou seja, aqueles que não sejam originais), por não quererem adquirir a licença. Contudo, o “barato” pode sair caro.

Esses softwares piratas não recebem atualizações importantes feitas pela empresa responsável por eles, de forma que eventuais brechas de vulnerabilidade não sejam resolvidas e permitam a ação de cibercriminosos.

Além disso, a própria instalação de softwares piratas vem, muitas vezes, com arquivos maliciosos, expondo o negócio. Nada bom, não é mesmo?

2. Falta de atualização de ferramentas de segurança

Da mesma forma, as atualizações das ferramentas de segurança são fundamentais para garantir maior eficácia das proteções. Por exemplo, as soluções de antivírus passam por updates constantes, justamente, para trazer soluções e proteções para as ameaças mais recentes.

Quando os gestores de TI não realizam as atualizações necessárias, isso pode fazer com que eventuais malwares infectem as máquinas, já que não há barreiras de proteção e identificação daquele código malicioso novo e coloque em risco seu negócio.

3. Falta de controle de acesso

Outro problema muito comum de segurança da informação nas empresas é não estabelecer níveis de controle de acesso para informações internas. Muitos gestores admitem que todos os colaboradores são confiáveis e, portanto, não há problema que todos compartilhem todas as informações no dia a dia.

Contudo, nem sempre isso é verdade. Um funcionário incomodado pode passar dados estratégicos do seu negócio para concorrentes. E ele só pode fazer isso por meio de falta de controle de acesso.

Muitas empresas trabalham, ainda, com arquivos físicos, no qual, muitas vezes, há o armazenamento de dados que são confidenciais e que, caso vazados, podem gerar problemas para seu negócio. Se um funcionário incomodado quiser ter vantagens e entrar na sala, pode utilizar essas informações para comercializá-las para concorrentes.

Esses problemas mais comuns de segurança da informação, como você pode perceber, são causados por falhas graves geradas nos ambientes internos da empresa. Por isso, atente-se para essas questões e evite ser o próprio vilão do seu negócio.

Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog e não perca nenhuma dica.

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.