5 maneiras de desenvolver um projeto de segurança da informação de sucesso

Você sabe o quanto sua empresa pode ter prejuízos severos com problemas relacionados à segurança da informação? Pois é, para além de todos os pontos financeiros envolvidos com o tema, os prejuízos podem ir para a esfera da imagem da empresa.

Além disso, pode-se perder muito. Afinal, se dados essenciais do negócio ficam indisponíveis em um ataque ransomware, por exemplo, dificilmente será possível realizar a reposição posteriormente, gerando prejuízos inestimáveis.

Mas como evitar isso? Investir em cybersecurity e em estratégias eficientes é fundamental para este fim. Para isso, pode ser interessante desenvolver um projeto de segurança da informação em sua organização. Quer saber mais? Continue lendo e veja 5 passos importantes para sua criação.

1. Crie uma equipe para este fim

Um primeiro ponto para criar um projeto de segurança da informação de sucesso é ter uma equipe de especialistas ao seu lado. Eles serão responsáveis por cuidar de todo o processo, desde seu planejamento ao monitoramento, passando pela elaboração das regras necessárias para que os colaboradores cumpram no dia a dia.

2. Defina graus de responsabilidades

Nos casos em que há problemas, quem será responsável por aplicar as questões presentes no projeto de segurança da informação? E quem ficará com cada função? Por exemplo, pode-se formar uma equipe de auditoria para avaliar os casos de sanções e saber o que fazer. Assim, é possível saber a quem recorrer caso a caso.

3. Defina padrões, políticas e sanções

Normas e diretrizes bem claras são responsáveis por minimizar problemas que possam vir a ocorrer internamente em seu negócio no que diz respeito à segurança da informação. Por exemplo, o uso de redes sociais no ambiente de trabalho pode abrir brechas nas quais os criminosos podem atuar.

Quando você define, no projeto, o que pode, o que não pode e quais são as sanções diante disso, está educando seu colaborador para melhores práticas. Lembre-se que isso deve ser feito de forma transparente, para que estejam cientes do que podem ou não fazer no dia a dia.

4. Invista em treinamento interno

Fato é: todos os colaboradores que, em alguma medida, trabalham com dados estão intimamente ligados, de forma direta ou indireta, com segurança da informação. Por isso, quando o projeto estiver devidamente definido, é fundamental treiná-los.

Isso é importante para as seguintes questões:

  •         Ensine-os sobre as ferramentas relacionadas com segurança que estão sendo aplicadas;
  •         Mostre para eles os impactos de problemas na área de segurança;
  •         Ensine-os sobre as normas criadas e regras e aproveite para tirar as principais dúvidas sobre o tema;
  •         Repasse questões sobre contingência de danos, para que possam saber como agir em caso de problemas;
  •         Norteá-los em caso de descumprimento das normas criadas;
  •         Aproveite para ouvir o feedback deles sobre os temas.

Muitas falhas de segurança ocorrem, justamente, porque seus times não foram devidamente instruídos previamente sobre o que precisavam. Essa medida, assim, é fundamental para minimizar possíveis problemas e exposição causados por falhas humanas.

5. Tenha uma consultoria ao seu lado

Outro ponto que pode auxiliar o seu negócio a criar e implementar um projeto de segurança da informação eficiente é ter ao seu lado uma consultoria especializada para este fim. Assim, é possível ter o suporte de uma visão externa, com profissionais especializados no tema.

Afinal, quando estamos imersos em uma realidade, podemos deixar de lado, por deslize, alguns temas muito importantes para maiores cuidados no dia a dia. Por exemplo, uma brecha de vulnerabilidade pode passar despercebida, o que compromete todo o projeto criado previamente. Assim, uma visão externa pode ser interessante para trazer melhores resultados.

Um projeto de segurança da informação permite traçar diretrizes mais claras para o seu negócio e, assim, minimizar as chances de cibercrimes ocorrerem. Por isso, não deixe de pensar nessa possibilidade, ok?

Quer saber mais sobre como uma consultoria pode auxiliá-lo nisso? Então confira nosso artigo com 4 motivos para terceirizar a segurança da informação na empresa e tire suas dúvidas!

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.