Segurança da informação: 4 dicas para manter o ambiente de TI da sua empresa funcionando 100%

Você consegue mensurar, hoje, a média de prejuízos que ocorrem quando há a paralisação da sua área de TI? Muitos gestores não conseguem, ainda, avaliar isso. Essa questão é fundamental para compreender a importância de atentar-se para os cuidados com segurança da informação.

Por isso, vamos mostrar a seguir 4 dicas importantes para cuidar desse pilar tão importante para o seu negócio e evitar que esses problemas existam, permitindo que o ambiente de TI da sua empresa funcione 100% todo o tempo. Boa leitura e tire suas dúvidas.

1. Não deixe de lado os cuidados com vulnerabilidade

Um dos primeiros pontos que os cibercriminosos utilizam para causar danos e obter dados de forma ilegal é por meio de brechas de vulnerabilidade. A questão é que, rotineiramente, novos pontos são descobertos e, por isso, os profissionais precisam estar atentos e atualizados quanto a isso. Assim, aproveite e conheça os principais tipos de vulnerabilidade em TI.

2. Esteja atento para as peculiaridades do home office

O home office é um dos pontos geradores de vulnerabilidade e que muitas empresas não estavam preparadas para lidar com isso. Afinal, agora os colaboradores vão atuar em suas residências, utilizando suas máquinas pessoais, com menos controle por parte dos especialistas de segurança da informação.

Assim, é preciso elaborar estratégias focadas para este fim. Algumas delas são:

  • Adotar controle de acesso sobre as informações do negócio;
  • Reforçar login e senha;
  • Fazer treinamentos de usos seguros, minimizando falhas neste fim.

3. Construa um plano de segurança da informação

Outro ponto importante é ter um Plano de Segurança da Informação (PSI). Esse é um documento no qual constam todas as informações fundamentais sobre segurança de dados. Nele deve conter questões como:

  • Qual a situação prévia da empresa no que diz respeito aos cuidados com segurança da informação;
  • Quais as soluções e ferramentas implementadas para este fim;
  • Quais são as metas de curto, médio e longo prazo;
  • Como se dará o monitoramento das medidas implementadas?
  • Quem são os profissionais responsáveis (ou qual será a empresa terceirizada responsável por isso);
  • Quais são as medidas de mitigação e contingência de riscos, ou seja, o que deve ser feito para minimizar os impactos de problemas no dia a dia.

Com isso, os colaboradores saberão como agir nos casos em que é necessário minimizar danos e, assim, evitar que complicações façam paralisar as atividades de TI da sua empresa. Por isso, não deixe de atuar de forma estratégica para este fim.

4. Terceirize a parte de segurança da informação

Para garantir ainda mais os cuidados com segurança da informação, você pode direcioná-lo para uma empresa responsável que seja especialista neste tipo de serviço. Afinal, muitas das falhas ocorridas são, justamente, por imperícia, ou seja, quando os presentes não são especialistas na área.

Assim, contar com uma empresa especializada pode ser uma ótima forma para garantir melhores resultados no seu dia a dia. Com isso, é possível minimizar os impactos sobre sua rotina e potenciais prejuízos.

Os profissionais realizam monitoramentos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, ao menor sinal de problemas, há as intervenções necessárias para manter o ambiente de TI do seu negócio funcionando 100%.

A segurança da informação é cada vez mais necessária nos negócios. Diante disso, é fundamental estar atento para tomar todas as medidas necessárias para evitar prejuízos para seu negócio. A consultoria pode ser uma grande aliada neste processo.

Por isso, conte com a Athena Security. Temos todos os pontos necessários para garantir a proteção das informações da sua empresa. Entre em nosso site e saiba mais sobre nosso trabalho.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

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