Política anti-spam: o que é, como funciona e qual sua importância?

É bem provável que haja muita troca de informação via e-mail em sua empresa, não é mesmo? Agendamentos de reuniões, troca de ideias, entre outras atividades, são feitos por meio do correio eletrônico e é por isso que as empresas precisam ter uma política anti-spam.

Isso se justifica porque o spam pode ser a porta de entrada para objetos maliciosos, que podem roubar informações da sua empresa. Para saber mais, continue conosco!

O que é uma política anti-spam e para que ela serve?

Antes de tudo, precisamos entender o conceito de spam e como ele impacta a segurança digital. Trata-se da atividade de enviar e-mails sem autorização para diversos destinatários. Tais mensagens também podem parecer mentirosas, com endereços que lembrem o de um banco em que o receptor tem conta, por exemplo.

Nos spams, geralmente, há links que direcionam para sites externos, que fazem com que sejam baixados programas que podem servir para roubar informações sigilosas das empresas. Assim, podem ser vazados protótipos de novos produtos, por exemplo.

A política anti-spam nada mais é do que um conjunto de regras e cuidados que devem ser tidos para evitar que esse tipo de problema ocorra.

Por que a política anti-spam é importante?

A política anti-spam é importante por diversos fatores. Um deles é a proteção de entrada. Para isso, devem ser instalados programas que evitem que e-mails com spam caiam nas caixas de entrada dos colaboradores.

Há também proteção na saída, tendo em vista que os programas podem roubar dados da sua empresa para praticar phishing. Essa prática consiste em usar os dados de uma organização para se passar por ela, praticando o estelionato e enganando pessoas inocentes.

Em programas anti-spam corporativos, há um limite do que cada usuário pode enviar. Por isso, esse tipo de ação também tende a deixar de acontecer.

Como o sistema anti-spam corporativo deve ser implementado e com que frequência deve ser atualizado?

A implementação de uma política anti-spam corporativa precisa ser embasada na instalação de um sistema, que protege os e-mails da empresa. Para isso, inicialmente, a companhia precisa alocar o serviço de mensagens eletrônicas em uma infraestrutura de TI que seja de sua propriedade. Também há a possibilidade de fazer a alocação em uma nuvem pública contratada.

Depois que isso for feito e o programa for instalado, fica mais difícil de a companhia receber spams, uma vez que esse tipo de mensagem será bloqueado e não chegará nem a cair na caixa de entrada dos usuários.

Porém, é importante que a área de TI da companhia fique atenta sobre a necessidade de atualização dentro do prazo estipulado pelo fabricante do programa. Isso é relevante porque, caso não sejam feitas as devidas atualizações, o software deixa de ter eficácia.

Ter uma consultoria especializada em política anti-spam pode fazer toda a diferença na hora de proteger a sua empresa. Isso porque elas têm profissionais qualificados, que entendem muito de tecnologia e podem ajudar o seu negócio.

A Athena Security pode ajudar nesse momento. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

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