Apenas 14% dos líderes de segurança e gestão de riscos (SRM) conseguem, de forma eficaz, proteger os ativos de dados organizacionais sem comprometer os objetivos estratégicos do negócio, segundo um estudo da Gartner.
Realizada entre junho e agosto de 2024, a investigação envolveu cerca de 318 líderes de segurança de organizações de diversos setores e dimensões, e revela que 35% priorizam a proteção de dados, enquanto 21% se concentram na sua utilização para impulsionar o negócio. No entanto, apenas um em cada sete consegue equilibrar ambas as vertentes.
Para ajudar os líderes de SRM a melhorar esta abordagem, Gartner recomenda cinco medidas estratégicas. A primeira passa por reduzir o atrito da governação de dados, envolvendo os utilizadores na criação de políticas de segurança. A segunda sugere a colaboração com outras áreas internas para identificar sinergias na gestão da segurança de dados. Já a terceira consiste na definição de requisitos de segurança inegociáveis para mitigar riscos desconhecidos. A quarta ação incide sobre a inteligência artificial generativa, estabelecendo limites para a sua experimentação sem comprometer a proteção de dados. Por fim, a Gartner aconselha também um trabalho conjunto com as equipes de dados e análise (D&A) para garantir a adesão da liderança às iniciativas de segurança.
A Gartner sublinha que a adoção destas práticas permite alinhar as necessidades do negócio com a segurança de dados, garantindo simultaneamente a proteção dos ativos digitais e a capacitação das empresas para atingirem os seus objetivos estratégicos.
Sua empresa está segura?
Nosso portfólio de serviços proporciona à sua empresa a segurança de contar com uma equipe completa, experiente e altamente qualificada para cuidar das informações do seu negócio. O atendimento é personalizado e prestado por profissionais que procuram conhecer profundamente o seu negócio, dando suporte ao seu crescimento.
- Relação transparente na contratação de serviços, que lhe permitirá acompanhar e avaliar o andamento e os resultados dos trabalhos realizados;
- Tranquilidade de saber que seu ambiente de segurança e infraestrutura de TI está em mãos competentes, deixando você livre para se concentrar no seu core business;
- Consultoria contínua, atualizando constantemente sua equipe sobre as novas ameaças e tipos de ataques. Além das principais metodologias e soluções inovadores, para manter seu ambiente seguro e melhorar o desempenho do seu negócio;
- Orientá-los sobre as melhores práticas do mercado, auxiliando o Gestor de TI no planejamento estratégico de segurança de informação e no processo de tomada de decisão.
Fonte: IT Security