A partir da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, as equipes que estão em contato direto com os dados pessoais de clientes, de fornecedores ou de parceiros devem estar preparadas para fazer o tratamento adequado e seguro dessas informações, já que, do contrário, correm o risco de cometer infrações que geram multas onerosas.
Diante disso, é fundamental investir em um treinamento para LGPD que oriente os colaboradores sobre os processos a serem seguidos para o cumprimento da norma.
O primeiro passo para entrar em conformidade com a lei é descomplicá-la e é exatamente isso que o treinamento proporciona, pois tem como objetivo fazer com que as pessoas a entendam na teoria e compreendam como aplicá-la na prática. Quer saber mais? Confira, a seguir, as melhores dicas para montar um treinamento efetivo!
1. Faça palestras para conscientizar sobre a LGPD
A sua equipe está por dentro do que realmente é e de como funciona a LGPD? O início do treinamento deve consistir em explicar, de forma detalhada, todas as questões sobre a nova lei, a fim de esclarecer todas as possíveis dúvidas que o time possa ter.
Para tanto, nada melhor do que realizar palestras com o intuito de conscientizar sobre o que é a LGPD e acerca da importância de cumpri-la à risca. Busque profissionais especializados na área e que sejam capazes de relacionar a norma ao nicho de atuação da empresa.
2. Reforce as obrigações legais
O não cumprimento da LGPD implica a responsabilização da empresa por meio da aplicação de multas que, nos casos mais graves, podem chegar a R$ 50 milhões. Para evitar esse tipo de transtorno, é crucial que o treinamento reforce as obrigações legais da companhia, tais como:
- coletar somente os dados necessários para a execução dos serviços da organização;
- garantir que os dados serão utilizados apenas para as finalidades informadas e autorizadas pelo titular;
- assegurar ao titular dos dados transparência sobre o uso das suas informações, além de possibilitar o cancelamento ou a exclusão do seu cadastro a qualquer momento;
- estabelecer medidas de segurança preventiva para blindar os dados dos titulares e informá-los sobre elas.
3. Compartilhe os direitos e deveres da política de segurança
Criar uma política de segurança da informação baseada na LGPD é um dos princípios básicos para se adequar à lei. Para isso, é preciso ajustar processos e condutas de acordo com as normas previstas.
No decorrer do treinamento, esclareça quais foram as alterações realizadas, bem como os direitos e deveres de cada pessoa envolvida no tratamento dos dados.
4. Utilize situações do cotidiano da empresa para fortalecer o aprendizado da LGPD
A parte teórica é indispensável para que a sua equipe entenda melhor os conceitos da LGPD. Porém, é altamente recomendado utilizar situações práticas do cotidiano da empresa para promover a assimilação do que foi trabalhado no treinamento.
Isso pode ser feito a partir de uma metodologia mais lúdica e interativa, como o uso de jogos, que permitem uma imersão no assunto de maneira descontraída e com situações que são passíveis de acontecer na rotina da companhia. Ao final, você pode aplicar um teste para checar o que o colaborador aprendeu com o game.
O treinamento para LGPD é um recurso imprescindível para que a sua empresa atue em total conformidade com a lei, o que transmite maior confiabilidade e mais credibilidade aos seus clientes e ao mercado. Nesse processo, é de suma importância contar com a ajuda de companhias especializadas, que auxiliam a elaborar e a executar treinamentos personalizados para as suas demandas e, portanto, mais eficazes.
Precisa treinar a sua equipe para a LGPD? Entre em contato com a Athena Security agora mesmo e entenda como podemos ajudar!
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.