O que é infraestrutura como código e quais são suas vantagens?

DevOps, metodologias ágeis, entrega contínua, integração contínua e infraestrutura como um serviço: todos esses importantes conceitos têm um ponto em comum: a infraestrutura como código. Trata-se de uma estratégia que visa tornar as empresas mais modernas e ágeis na configuração de seus ambientes, facilitando, assim, a produção em larga escala.

Para quem deseja se manter atualizado, é imprescindível dominar essa expressão. Afinal, como o mundo de TI está sempre mudando, o profissional precisa sempre estar em contato com as novas tecnologias e abordagens. Assim, é possível extrair o melhor do que há disponível no mercado e evoluir na carreira.

Para saber mais sobre como essa ideia funciona na teoria e na prática, acompanhe com muita atenção os tópicos seguintes.

O que é infraestrutura como código?

A infraestrutura como código (IaC) consiste na estruturação e configuração de um ambiente de TI em códigos, de modo semelhante à produção de um software. Ou seja, você consegue manter as suas regras e definições em um sistema de versionamento, como o Git, e organizá-las como organiza o seu programa principal. Desse modo, é possível utilizar controle de versão, testes e outras features associadas.

Outro ponto importante acerca da IaC é a automação. Como os profissionais conseguem usar comandos intuitivos e fáceis, as funções são realizadas automaticamente, sem que haja um peso maior sobre a equipe de TI. Além disso, os scripts podem ser reusados em diferentes contextos.

A partir disso, torna-se mais fácil configurar ambientes, executar deploys, instalar pacotes, entre outras ações. A infraestrutura se torna um componente escalável, fácil de controlar, portável e adaptável a diferentes necessidades.

Por conta disso, a IaC é o coração de muitas tecnologias e conceitos modernos em TI. A própria ideia de DevOps só é possível quando se pensa a infraestrutura como um código, uma vez que permite o compartilhamento entre o time de dev e de infra. Todos têm acesso a códigos e arquivos de configuração no mesmo sistema de versionamento, por exemplo.

A entrega contínua e a implantação contínua são realizadas de forma mais segura e consistente, com maior suporte a testes, automação e controles de versão. Então, as equipes são capazes de empregar os métodos ágeis de desenvolvimento, a fim de eliminar gargalos, silos e riscos nas entregas. Além disso, a IaC possibilita personalização e maior cuidado com as necessidades dos clientes a partir das mutabilidades e dos testes.

Outro conceito que depende da ideia de infraestrutura como um código é a infraestrutura como serviço (IaaS). Trata-se de uma modalidade de cloud computing que oferece estruturas como pacotes, disponíveis para acesso via internet, por um preço recorrente e alinhado com o que é utilizado.

Só quando se pensa em IaC, é possível oferecer pacotes de infra. Ou seja, a partir do uso da automação e da configuração escalável de ambientes os provedores de nuvem são capazes de fornecer essa tecnologia.

Quais são as vantagens da infraestrutura como código?

Veremos agora as principais vantagens da infraestrutura como código.

Segurança

No geral, a IaC é sinônimo de maior controle para a equipe de tecnologia — que consegue uma documentação simples de tudo o que é configurado nos ambientes, bem como um gerenciamento inteligente de quem realizou as mudanças. Além disso, a automação coopera com a alta precisão, ou seja, com a redução de erros humanos, que são comuns em operações manuais.

Caso algum incidente ocorra, é mais fácil resgatar as atividades com um modelo de recuperação de desastres eficiente. Afinal, a estrutura se torna tão manipulável quanto um arquivo de código de um software comum, o que viabiliza inúmeras funcionalidades para garantia da qualidade, segurança e consistência.

Produtividade

Começar o desenvolvimento com IaC é muito mais simples e ágil. Em vez de perder muito tempo com operações manuais para configurar máquinas virtuais e outros componentes, a equipe simplesmente precisa executar o seu código e aproveitar o benefício da automação.

Desse modo, o resultado natural é o aumento considerável de produtividade, com os times produzindo mais em menos tempo e sendo capazes de entregar os resultados nos prazos estipulados.

Além disso, como os profissionais não precisam empreender todo o esforço para cuidar da estrutura, eles podem auxiliar em outras questões e adiantar tarefas. No geral, a IaC é uma tecnologia que possibilita um desenvolvimento ágil, moderno, que se adapta a mudanças e imprevistos e permite entrega em tempos recordes — exatamente como é demandado no mercado da atualidade.

Economia

Os custos com infraestrutura também diminuem consideravelmente. Há menos tempo a ser gasto com o consumo de recursos enquanto a equipe lida com a configuração de ambientes. Se há agilidade para começar, há redução de custos automaticamente, com produções menos custosas e que trazem maior retorno. A capacidade de escalar as configurações e adaptá-las a cenários distintos também facilita a economia.

Escalabilidade

Toda a flexibilidade que o time já tem com os seus códigos em sistemas de versionamento é aplicada à infraestrutura. É possível trabalhar em cenários que necessitam de crescimento constante, com facilidade para início do desenvolvimento ou manutenção do que já está feito.

Desse modo, a equipe toda ganha escalabilidade e flexibilidade. Como a infraestrutura é uma base fundamental para a produção, investir em automação nessa base é conseguir efeitos lucrativos para todo o resto.

Qual o cenário ideal com a infraestrutura como código?

Se aplicada corretamente, a metodologia de infraestrutura como código implica benefícios globais e um cenário bem mais efetivo para a produção saudável. A própria ideia do DevOps pode ser implementada de forma natural, com maior confiabilidade, segurança, colaboração, velocidade e as vantagens que já mencionamos.

Assim, a automação passa a ser um aspecto-chave no desenvolvimento e começa a ser utilizada estrategicamente. A partir disso, a empresa pode, inclusive, digitalizar os seus processos ainda mais e elevar a maturidade digital para se tornar ativa na transformação digital.

A IaC colabora não somente com a implementação das tecnologias de DevOps, mas também com a cultura em si. Então, a consequência natural é uma mentalidade que valoriza feedbacks, compartilhamento e trabalho em equipe, diminuindo os silos entre os profissionais e permitindo o crescimento integrado.

A infraestrutura como código é uma abordagem que transforma a configuração dos ambientes de TI em definições simples e automatizadas. A partir desse controle, as equipes asseguram para a estrutura a mesma flexibilidade que conseguem com os seus softwares em plataformas de controle de versão. Inclusive, com direito a testes, revisão, segurança, reúso e portabilidade.

Gostou do nosso conteúdo e da abordagem? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em consultoria!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.