Uma nova geração de videogames está chegando e, como é de praxe, dois consoles devem polarizar os gamers nos próximos anos: o Playstation V, da Sony; e o Xbox Series X, da Microsoft, que anteriormente era conhecido pelo codinome de Project Scarlett.
Ambos tem lançamento previsto para o fim de 2020, mas já sabemos o bastante sobre eles para começar sonhar com uma dessas supermáquinas em casa. Só que antes de fazer a pré-compra e se deixar levar pela expectativa, vale a pena comparar para descobrir qual a melhor opção.
Por isso, destrinchamos aqui Xbox Series X e Playstation V e elaboramos um comparativo de desempenho dos consoles para te ajudar a descobrir qual deles será o melhor companheiro de sofá a partir de agora. Confira!
Embate de gigantes
A próxima geração de consoles será o terceiro round de uma disputa intensa entre duas empresas que estão investindo alto para conquistar o duro e disputado mercado gamer.
Depois de um lançamento tímido do primeiro Xbox, em 2001, a Microsoft entrou de vez na briga dos consoles com o Xbox 360, que chegou em 2005, um ano antes do Playstation 3 e teve grande popularidade na era das primeiras TVs de alta definição.
Na geração seguinte, a Sony não bobeou e, em novembro de 2013, colocou o Playstation 4 no mercado com uma configuração robusta e um excelente portfólio de jogos, superando em vários aspectos o lançamento “atrapalhado” do Xbox One — a Microsoft arriscou em uma estratégia baseada no sensor de movimentos Kinect e pagou caro por isso.
Calejadas pelos erros e fortalecidas pelos acertos do passado, as duas empresas preparam dois fortes competidores para a nova geração, com especificações técnicas que fazem o entusiasta de tecnologia corar e muitas outras novidades.
Potência para arrebentar limites
Em números de requisitos técnicos, os dois novos consoles estão relativamente pareados. O Xbox Series X chega com um processador baseado na arquitetura AMD Zen 2 que terá 8 núcleos e até 3,8 GHz, além de uma GPU com assustadores 12 teraflops, proporcionados por 52 unidades de computação, com suporte a ray tracing.
O PS5 também terá uma CPU baseada na arquitetura AMD Zen 2, com 8 núcleos e até 3,8 GHz, assim como uma poderosa GPU com 36 unidades de computação e aproximadamente 10,3 teraflops, também com suporte a ray tracing.
O objetivo de ambos é entregar resolução 4K a 60 frames por segundo, mas o console também poderá chegar a 120 frames por segundo em resoluções menores ou qualidade de imagem de 8K com uma taxa de quadros reduzida.
Ambos consoles tem memória de 16 GB GDDR6 e um armazenamento interno bem similar: um SSD de 1TB no Xbox e um SSD de 825 GB no Playstation 5. Os dois poderão ser expandidos com unidades de HD externo. Por fim, a unidade de drive óptico é outro elemento em que os dois empatam, com um drive Blu-ray 4K UHD.
Muito além do hardware
Se a briga nos números parece bem parelha, a coisa muda um pouco na hora que se fala na parte que mais interessa aos gamers: os jogos.
A Sony espera que o seu PS5 chegue no mercado com retrocompatibilidade inicial a 100 jogos de PS4, um portfólio invejável que deve incluir exclusivos de franquias, como The Last of Us, Uncharted e God of War.
Já a Microsoft aposta ainda mais nos jogos dos seus consoles anteriores e, dessa vez, garante que o Series X terá retrocompatibilidade com todos os jogos de todos os Xbox, exceto os que exigem Kinect. A ideia é que essa extensa biblioteca esteja disponível no lançamento.
Jogos exclusivos
Além de jogos antigos, os consoles chegam com novos games muito aguardados pelos fãs. Títulos como Cyberpunk 2077, Rainbow Six Quarantine e Gods & Monsters estarão presentes nas duas plataformas, mas cada uma delas terá também uma seleção de jogos exclusivos.
A Sony ainda não confirma, mas a expectativa é de que Ghost of Tsushima, anunciado como exclusivo do PS4, terá uma versão no PS5. Outro rumor é de que novos jogos das franquias Horizon Zero Dawn e God of War apareçam no console.
A Microsoft joga um pouco mais aberto e já anunciou Senua’s Saga: Hellblade 2 no Series X, assim como seu carro-chefe Halo Infinite, que deve estar disponível também no Xbox One e PC.
Com base nessas comparações, é seguro dizer que, pelo menos nos primeiros meses, a próxima geração será uma continuidade da atual: quem já é fã das franquias exclusivas da Sony deve ficar no PS5, enquanto os entusiastas de Halo e outros exclusivos da Microsoft apostarão no Xbox Series X.
Portanto, no confronto entre dois super videogames de ponta, o vencedor são os jogadores que podem se deliciar com duas opções excelentes para embalar sua diversão nos próximos anos.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.