O setor de TI é um braço de suma importância dentro das empresas. Qualquer problema nesse departamento pode gerar prejuízos em todos os outros e acarretar, por exemplo, uma queda na produtividade. Integrá-lo com o restante da organização é uma ótima saída para aperfeiçoar os seus resultados.
Praticamente todas as áreas de uma empresa utilizam softwares e hardwares para a execução das suas atividades diárias. Contudo, é comum que o uso desses recursos fique aquém de suas potencialidades e que muitas oportunidades de aplicação de ferramentas inovadoras acabem se perdendo, o que se deve ao isolamento do departamento de tecnologia.
Os profissionais da área de Tecnologia da Informação apresentam uma visão diferenciada sobre a utilização das ferramentas tecnológicas por causa da vivência cotidiana e dos seus conhecimentos aprofundados. Quer saber mais? Confira, abaixo, as vantagens de integrar o setor de TI a todos os departamentos da empresa!
Maior oportunidade de inovação
Frequentemente, fornecedores de produtos de tecnologia disponibilizam aplicativos, sistemas e plugins que agregam agilidade para o desenvolvimento das tarefas. Porém, mais do que conhecer as inovações da tecnologia, é necessário compreender melhor suas aplicabilidades para solucionar problemas.
Para mostrar a importância de uma relação mais próxima da TI com as demais áreas da empresa, podemos usar como exemplo o chatbot — uma inovação tecnológica disponível em sites para a realização do primeiro contato entre o usuário visitante (potencial cliente) e a empresa.
É bastante provável que os profissionais de TI tenham conhecido e compreendido essa tecnologia bem antes que os profissionais que atuam no relacionamento com os clientes. Há muitas feiras, grupos, canais e eventos hackathons em que aqueles que se interessam por uma determinada novidade podem interagir e aprender a seu respeito.
A interação entre o setor de TI e Marketing, por exemplo, pode combinar a necessidade de aumentar o engajamento dos visitantes do site da organização e as habilidades para aproveitar ferramentas inovadoras como o chatbot, o que facilita o alcance das metas do negócio.
Padronização de processos
Assegurar a integração entre as equipes consiste em fazer com que todos os departamentos se entendam e falem a mesma língua. Mas muitos gestores ainda não perceberam que boa parte dessa união é responsabilidade do setor de TI.
As equipes da empresa precisam trabalhar com softwares que sejam similares e integráveis, uma vez que isso garante que não ocorram problemas de comunicação não só entre as pessoas, mas também entre as máquinas.
Por meio da padronização de softwares, ferramentas e linguagens, é possível ter mais fluidez na troca de informações, melhorando o tempo e a eficiência de respostas entre todos os setores, tanto para demandas internas quanto externas.
Rapidez na resolução de problemas
Faz tempo que os profissionais de TI deixaram de ser acionados só quando um computador trava ou o sistema de vendas cai. Na atualidade, as melhores práticas da área requerem rotinas de manutenção preventivas que visam reduzir riscos.
Essa nova realidade contribui para a integração na empresa, ao passo que os profissionais de TI estabelecem contato direto com os seus colegas de trabalho e necessitam criar uma linguagem que seja compreendida por todos.
Sendo assim, os riscos e problemas em qualquer departamento em relação à infraestrutura de TI são identificados e corrigidos com mais agilidade. Isso significa menos custos e maiores índices de produtividades para todas as equipes.
Comunicação otimizada
Ao obter uma integração bem-sucedida na empresa, atuando em harmonia com os outros setores, a TI beneficia a comunicação interna. Quando o seu trabalho está mais próximo dos outros departamentos, é mais fácil compreender as reais necessidades da empresa e, assim, transmitir conhecimentos e orientações para melhor aproveitar os hardwares e softwares, a fim de otimizar as atividades dos colaboradores.
Além disso, o repasse de informações se torna mais simplificado, uma vez que há uma proximidade entre os profissionais. Dessa maneira, as equipes podem trabalhar em conjunto e conseguem enfrentar menos gargalos nos processos de suas tarefas e projetos.
Como vimos, a integração do setor de TI com os demais departamentos da empresa tem um forte impacto positivo em todas as equipes, otimizando os processos internos e potencializando os seus resultados.
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Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.