Brasil é o segundo maior país afetado por ransomware, diz pesquisa

De acordo com pesquisa divulgada pela SonicWall Capture, o Brasil se classificou como o segundo país que recebe mais ataques de ransomware no mundo. No primeiro semestre de 2022, o país teve mais de 19 milhões de casos registrados, ficando atrás apenas dos EUA, que lideram com 136 milhões de casos.

O crime cibernético que invade o computador das vítimas, já era presente no Brasil em outros anos, mas até 2021, ele tinha ficado em quinto lugar de uma classificação de 10 países, com 9 milhões de casos. Mas, como já apontado, o número mais que dobrou.

Com o aumento do trabalho remoto, desde o início da pandemia em 2020, diversas empresas foram alvos de ataques, como a JBS, do ramo de alimentação, a varejista Renner e a Atento, do mercado de telecomunicações. Mas, de acordo com a pesquisa, a maior incidência se deu em 2021, com registros em todo o mundo de quase 189 milhões de crimes.

No golpe, o vírus age diretamente nos dados do sistema operacional, o que pode acabar restringindo os acessos de login. Com isso, os criminosos cobram um valor em dinheiro pelo resgate e costumam utilizar bitcoin para evitar rastreamento. Para o CEO da Athena Security, para driblar esse golpes é sempre importante fazer backup dos dispositivos e adotar políticas de segurança da informação que proporcionem regras de conduta para funcionários, além da proteção operacional.

Para o especialista, o suporte de uma empresa de segurança digital pode proporcionar os cuidados de forma personalizada e também garantir medidas de barreira importantes.

Você já foi vítima desse tipo de crime? Deixe seu comentário a seguir!

MATÉRIA COMPLETA: Tudo Celular

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.