Um dos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi retirado do ar temporariamente, nesta quarta-feira (8), por conta de um ataque criminoso.
O site afetado pelo ataque era o endereço para o preenchimento do formulário de Declaração de Saúde do Viajante (DSV), documento atualmente necessário para entrada no Brasil, junto de um teste negativo para COVID-19. O serviço foi restabelecido de forma rápida, segundo o órgão.
Além de ficar fora do ar, quem tentou acessar a página se deparou com uma bandeira da Argentina e a mensagem “não ficamos de quarentena para passear pelos seus servidores. vamos ser expulsos também?”, indicando uma possível relação do ataque com a partida de futebol Brasil x Argentina do último domingo (5), que foi interrompida pela Anvisa.
O órgão constatou que quatro jogadores da seleção argentina mentiram em seus DSV, já que por normas sanitárias eles, como estavam vindo do Reino Unido para a partida, deveriam ter ficado de quarentena durante 14 dias — o que não ocorreu. A Anvisa interrompeu o jogo aos 5 minutos do primeiro tempo, causando uma confusão que levou ao cancelamento do evento.
Anvisa comenta sobre o ataque
A Anvisa, em nota oficial, disse que o ataque foi de defacement (quando há modificação da estética de uma página da internet) e que não houve nenhuma alteração de dados ou sistemas do órgão.
“Assim que identificou o ataque, a área de segurança digital da Anvisa entrou em contato com os órgãos de segurança do governo federal para as ações cabíveis. O formulário ficou fora do ar entre 15h35 e 17h10. O serviço, no momento, está operando normalmente”, finaliza a declaração oficial.
Fonte: Canaltech