Os prós e contras da segmentação de rede: tire suas dúvidas sobre o tema

Contar com estratégias de segurança em TI mais robustas torna-se cada vez mais importante. Pense que, com a adoção do trabalho remoto ou híbrido, muitas empresas estão cada vez mais gerando necessidade remota à rede da organização. Para isso, os cuidados precisam ser redobrados.

Uma das formas de conseguir gerar melhores resultados é por meio da segmentação de rede. Se você ainda não conhece essa estratégia, é importante conhecer não só como ela funciona, mas também seus prós e contras. Vamos juntos? Boa leitura.

O que é segmentação de rede

A segmentação de rede diz respeito a uma estratégia aplicada na área de segurança em TI, que é bastante eficiente. Nesse caso, as empresas investem em uma divisão da rede principal em subestações.

Isso permite ter um maior controle, por exemplo, dos níveis de acesso estabelecidos para cada colaborador durante o trabalho. Por exemplo, aqueles que dependam de acessar determinado site terão sua rede liberada, enquanto outros que não possuem essa demanda poderão ter acesso não autorizado.

Isso minimiza, assim, a ocorrência de acesso a informações sigilosas e confidenciais, que não deveriam ser acessadas por determinados colaboradores, bem como minimiza possibilidades de ação de cibercriminosos.

Quais os prós da segmentação de rede

Quais os ganhos que sua estratégia de segurança ganha ao contar com a segmentação de rede? Vejamos a seguir alguns pontos importantes a serem considerados.

  • Reforça o nível de proteção para servidores, soluções e aplicativos que rodam na rede da empresa;
  • Auxilia no isolamento dos trabalhadores remotos dentro da área de rede;
  • Facilita o gerenciamento de rede, permitindo um melhor monitoramento de eventos, bem como facilitar respostas a incidentes;
  • Facilita, também, as auditorias de segurança.

Quais os contras da segmentação de rede

Na verdade, ao invés de falarmos em contras, podemos elencar desafios importantes que podem – e devem – ser superados, tornando a adoção da estratégia mais eficiente. Vejamos a seguir os principais pontos a serem considerados:

  • Quando há um elevado número de requisições de acesso à rede interna, esse processo de segmentação pode tornar-se mais complexo, exigindo maior atenção;
  • As Redes VLANs são uma das estratégias utilizadas para segmentação. Contudo, o usuário pode conseguir uma brecha para sair da rede interna e, assim, ignorar as restrições de acesso definidas anteriormente;
  • Pode-se gerar um desafio maior ao realizar varreduras de vulnerabilidade de segurança;
  • É preciso investir mais massivamente em controle de segurança endpont. Assim, pode-se contar com anti-malware, prevenção de invasão de cibercrminosos e investir em ações que minimizem perda de dados.

Com tudo que falamos, é possível identificar que, mesmo com alguns empecilhos, é possível perceber que esse é um processo vantajoso e com grande potencial de trazer benefícios para sua empresa. Por isso, não deixe de considerar essa possibilidade em seu dia a dia, ok?

Para isso, é importante ter uma empresa que domine o tema e consiga implementar essa estratégia de forma eficiente. Afinal, ela é muito útil para as ações de segurança da sua empresa.

Para isso, conte com a Athena! Quer saber mais sobre nosso serviço? Entre em contato e tire suas dúvidas conosco!

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.