4 dicas para fazer a gestão de vulnerabilidade da sua empresa

Um dos pontos que auxiliam em uma boa gestão de segurança da informação é identificar quais são os pontos vulneráveis da sua empresa, que podem envolver questões físicas, humanas, de software, hardware, entre outros. Essa identificação é fundamental, principalmente, para saber como agir em caso de problemas e evitar uma série de complicações.

Afinal, neste momento no qual as sanções da LGPD passam a vigorar, é fundamental redobrar as atenções, principalmente, para não ser penalizado por ações de negligência no cuidado com dados pessoais que possam vazar, seja de clientes, terceiros ou até mesmo, de funcionários da empresa.

Vamos falar 4 dicas para fazer uma gestão de vulnerabilidade em sua empresa e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema.

1. Faça uma análise prévia de vulnerabilidades

Um primeiro ponto para fazer uma gestão de vulnerabilidades eficiente é conseguir definir quais são os pontos frágeis que estão presentes na empresa atualmente. Contudo, esse ponto não é apenas para mera identificação do que é vulnerabilidade, mas, também, classificar o que pode e o que não pode ser solucionado.

Isso porque há, em muitas situações, pontos que não podem ser solucionados completamente, de forma que podem apenas ser monitorados e amenizados. Esse ponto é fundamental, portanto, para traçar um planejamento consistente de como agir em caso de problemas.

2. Faça uma hierarquização das vulnerabilidades

Quais são as vulnerabilidades mais perigosas e que, portanto, dependem de uma atenção mais imediata para contornar eventuais problemas? Esse tipo de ação é fundamental, principalmente, se você está começando a trazer análises de vulnerabilidade e mudanças essenciais para a segurança do negócio.

Por isso, após a fase anterior, identifique suas vulnerabilidades segundo os critérios a seguir:

  • Emergente e urgente;
  • Emergente e não-urgente;
  • Não-emergente e urgente;
  • Não-emergente e não-urgente.

A partir disso, você consegue definir o que deve ser visto de forma prioritária e, assim, aqueles pontos que exigem maior atenção são resolvidos prioritariamente. Essa hierarquização dependerá da natureza do seu negócio. Para muitas empresas, alguns pontos poderão não ser tão urgentes, enquanto para outras, isso será de vital importância.

3. Utilize inteligência e ameaças em tempo real

As vulnerabilidades podem ser descobertas e atacadas em curto espaço de tempo. Uma brecha que surja em um sistema operacional e que seja difundida na comunidade de cibercriminosos e sua empresa poderá tornar-se alvo fácil.

Diante disso, a vigilância precisa ser constante. Para isso, o uso de ferramentas de inteligência para segurança digital e análise de ameaças em tempo real é fundamental. Assim, em caso de problemas, é possível identificar e resolver a questão rapidamente, tirando a possibilidade de intervenção de hackers.

Por isso, a vigilância precisa ser em tempo real. Não deixe de utilizar soluções de monitoramento e identificação de ameaças que trabalhem com verificação constante.

4. Conte com uma consultoria para gerenciar os riscos e mitigar as  vulnerabilidades

Outro ponto importante para conseguir fazer uma gestão de vulnerabilidade eficiente é ter profissionais especializados para realizar todos os pontos anteriores. Com isso, é possível deixar que especialistas cuidem dessas questões e você possa se dedicar a outras atividades importantes do seu negócio, sem maiores preocupações.

Uma gestão de vulnerabilidade precisa ser bem realizada, sendo uma das principais medidas para garantir maiores cuidados no dia a dia e evitar prejuízos futuros. E como falamos, uma alternativa importante é contar com empresas especializadas para este fim.

Quer saber mais sobre cuidados com segurança de informação na empresa? Acompanhe nosso blog e não perca nenhum conteúdo importante.

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

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