Para cuidar da segurança da informação da empresa, é fundamental investir em soluções que sejam úteis e, ao mesmo tempo, gerem um bom custo-benefício para a empresa. Por isso, é importante saber equilibrar esses pontos, a fim de obter os melhores resultados.
Quando falamos em segurança, é fundamental não ter falhas. Isso porque, em caso de problemas, você poderá ter sérias consequências, envolvendo exposição de vulnerabilidades, vazamento de dados, sanções em relação à LGPD, entre outros.
Quem está pesquisando, com certeza, encontra duas possibilidades principais: comprar ou contratar como serviço. Mas então, qual delas é a melhor? Continue lendo e aproveite para tirar suas dúvidas.
Quais as vantagens e desvantagens de comprar?
Nesse tipo de situação, você fará a aquisição tanto do equipamento quanto da licença para o uso de soluções. Assim, temos como principais vantagens:
- Autonomia: você estará pagando por algo que é da sua empresa;
- Personalização dentro do negócio: caso tenha algum ponto que você queira modificar ou mexer, poderá fazer internamente, solicitando que seus colaboradores façam;
- É um ativo da empresa.
As principais desvantagens neste caso são:
- Você estará comprando um ativo que deprecia rapidamente;
- Você passará a ter a responsabilidade de realizar as atualizações constantes dos sistemas e dos equipamentos;
- Essas questões demandam mais atenção e, consequentemente, poderão ocupar ainda mais seus colaboradores;
- Você pode comprar uma licença de uma solução ou um equipamento que fique obsoleto rapidamente, o que gera prejuízos para a sua empresa.
Quais as vantagens e desvantagens de contratar como serviço?
Contratar equipamentos e licenças de software de segurança como serviço é terceirizar esse serviço. Assim, uma empresa especializada será responsável por realizar esses processos. Assim, temos como vantagens:
- Redução de custos: a aquisição de equipamentos e licenças e suas respectivas atualizações são feitas pela empresa terceirizada. Você só fica responsável pelo pagamento do serviço;
- Desafoga seus colaboradores, já que eles poderão se dedicar a outras questões da empresa;
- Você pode solicitar, em caso de necessidade de personalização, que ela seja feita pela empresa;
- Você terá sempre as soluções mais atualizadas e os serviços
- Terá o suporte facilitado da terceirizada em caso de problemas com os serviços;
- Deixará essas questões de segurança nas mãos de especialistas, que entenderão melhor sobre o assunto.
Assim, temos como desvantagens:
- O ativo não será da empresa;
- O serviço estará fora da empresa, mas ainda com facilidade de acesso, por meio de diálogos abertos com a terceirizada responsável.
Qual deles é o melhor?
Mas então qual é mais vantajoso? Comprar ou contratar como serviço? A resposta é: dependerá do perfil do seu negócio. Contudo, é evidente que contratar como serviço pode ser muito mais benéfico tanto para o orçamento quanto para maior eficiência no seu dia a dia.
Então, se você precisa lidar com equipamentos e licenças de segurança, pode contar com a Athena Security. Nós fazemos todo o acompanhamento de adoção das licenças e dos equipamentos, de forma que você não precisará ter nenhuma dor de cabeça com isso.
Achou interessante? Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços! Temos certeza de que poderemos ajudar você nisso.
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.