Você ainda opta por comprar equipamentos e licenças de segurança para sua empresa? Sabia que esse pode ser um gasto desnecessário, comprometendo as finanças do negócio?
Muitos gestores preferem tentar centralizar esses pontos nas mãos da empresa. Mas saiba que isso é contraproducente e, não necessariamente, gera bons resultados. Se você pensar assim, vamos mostrar 4 motivos pelos quais deveria mudar de opinião. Boa leitura!
1. Gasto em excesso com itens não tão utilizados
Um dos motivos pelos quais comprar equipamentos e licenças pode não ser tão vantajoso para o bolso da sua empresa é porque, muitas vezes, adquirimos itens cujo custo-benefício não é compensatório neste tipo de situação. Com isso, você gera um custo alto, cujo retorno não necessariamente é interessante.
2. Demanda de atualização constante
Quando você adquire esses equipamentos ou licenças, serão os seus colaboradores responsáveis pela área. Isso gera uma demanda de observação constante que, caso seja esquecido, pode fazer com que uma solução, um firewall ou uma configuração de hardware fique obsoleta.
Sem esse tipo de ação, os equipamentos e soluções podem ficar defasados e, assim, colocar em risco, justamente, a segurança da informação da empresa. Por isso, essa parte exige tanta atenção.
3. Você será responsável por configurações dos equipamentos e soluções
Outro ponto é que, ao realizar a compra de equipamentos e licenças, você deverá ser o responsável por realizar toda a configuração dos itens. Mesmo que tenha o suporte do fornecedor, essa demanda deverá ser realizada pelo seu negócio.
Isso acarreta, assim, em um tempo gasto com o processo de resolução da questão e, também, cuidados para avaliar se não ocorreu nenhum erro que possa gerar maiores vulnerabilidades e comprometa a proteção do negócio.
4. A solução pode tornar-se inadequada ou obsoleta
Ainda há o risco de ter um prejuízo de realizar a compra de uma licença de software e surgir uma outra solução mais robusta e eficiente para a proteção do seu negócio. Imagine, por exemplo, adquirir o direito de uso de um gerenciador de senhas específico que, hoje, represente o melhor custo-benefício para sua empresa.
Contudo, daqui a seis meses, surge uma outra solução mais completa, robusta e útil para a empresa, trazendo outras funções que também são essenciais e que não estão presentes na primeira solução, e que possui um melhor custo-benefício. Neste caso, ou você fará a aquisição de uma nova licença ou, então, optará por ficar sem essa segunda solução mais interessante, a fim de evitar despesas.
Fato é: a compra de equipamentos e licença para segurança tem se tornado cada vez mais ultrapassada, diante das possibilidades de novas formas de ter acesso a essas questões, sem colocar em xeque o orçamento do seu negócio. Por isso, há a possibilidade de contar com outras alternativas.
Por exemplo, contratar com uma empresa terceirizada os mesmos serviços em formato de comodato, você não precisa ter custos com licenciamento de software ou equipamentos. Isso ficará sob responsabilidade da empresa responsável pelo serviço. Com isso, há redução de custos para você, além da certeza de que sempre terá as soluções mais atualizadas em mãos.
Para isso, conte com a Athena Security. Entre em contato e aproveite para tirar suas dúvidas com a gente.
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.