Segurança da informação: como garantir a confiabilidade do ambiente de TI

Segurança da informação é um tema muito caro para as organizações. Afinal, estamos em um cenário no qual há uma profunda insegurança, gerada pelo excesso de cibercrimes ocorridos no país.

O Brasil é o terceiro país com o maior índice de ciberataques, perdendo apenas para Estados Unidos e China, respectivamente. Em 2020, foram mais de 8,4 bilhões de tentativas. E, inevitavelmente, o ambiente de TI é um dos mais visados, justamente, por ter os insumos que são visados por este público (dados sensíveis, estratégias das empresas, entre outros).

Por isso, é fundamental saber como garantir a confiabilidade nesse ambiente. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Entenda o que é a confiabilidade

Antes de começar qualquer ponto, é importante que entenda o significado de confiabilidade em TI. Ele diz respeito a um dos três pilares fundamentais de segurança da informação, ao lado de integridade e disponibilidade.

Assim, fala sobre a necessidade de manter o caráter de fidedignidade dos dados, ou seja, todos os usuários que acessarem aquelas informações precisam saber que eles são confiáveis, bem como que há a proteção necessária para seu uso, sem riscos de exposições desnecessárias.

Adote Políticas de Segurança

Um dos primeiros pontos para potencializar a segurança da informação é criar um documento que padronize as ações e estabeleça o que deve e o que não deve ser feito caso a caso. Ele se chama “Políticas de Segurança”.

Por meio dele, planeja-se todas as estratégias, protocolos, o que deve e o que não deve ser feito, quem é responsável por intervir, de que forma deve fazer, quais medidas devem ser tomadas em situações de contingência, entre uma série de outras questões fundamentais para a proteção do ambiente de TI.

Treine as equipes

Se o ambiente de TI, por si só, já é extremamente propício para atualizações constantes, com a necessidade de treinamentos, isso se faz ainda mais fundamental quando falamos em segurança da informação. Afinal, novos protocolos, ferramentas e medidas são criadas constantemente, com o objetivo de potencializar a proteção.

Em contrapartida, o mecanismo oposto também ocorre: os cibercriminosos tornam-se cada vez mais sofisticados e torna-se, assim, fundamental tomar as medidas necessárias para que a proteção se mantenha atualizada ao longo do tempo. Por isso, é fundamental buscar certificações, cursos e outras medidas que auxiliem seus colaboradores a saberem identificar, de antemão, as medidas necessárias a serem tomadas. A conscientização é fundamental neste processo.

Conte com uma consultoria

Uma consultoria em segurança da informação é vital para que o negócio na área de TI mantenha suas rotinas com integridade, confiabilidade e disponibilidade dos dados de forma constante. Nesse caso, especialistas analisarão a atual conjuntura, pontos fortes e fracos e indicarão as medidas necessárias.

Além disso, será feito todo o acompanhamento para que seja possível minimizar problemas futuros, intervir precocemente e garantir que seu negócio continuará funcionando sem problemas com cibercrminosos.

A segurança da informação é cada vez mais fundamental para as empresas. Sem isso, os riscos de problemas são consideráveis. Por isso, não deixe de implementar as medidas que listamos acima e proteja sua organização.

Quer dicas importantes sobre esse tema? Continue acompanhando nosso blog!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

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