Saiba como escolher uma empresa de Segurança da Informação de qualidade

A área de Segurança da Informação é um dos pilares das companhias que trabalham com a coleta e o tratamento de dados. Qualquer falha nesse setor pode abrir brechas para a invasão dos seus sistemas e para o vazamento de informações sigilosas. Diante disso, contratar a empresa de segurança da informação adequada para o seu negócio é fundamental para eliminar falhas e riscos que possam comprometer as suas atividades.

Terceirizar os serviços de tecnologia da informação deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade para a TI. A razão para isso são os inúmeros benefícios que a prática proporciona, como a disponibilização de profissionais especializados no assunto, a otimização do tempo da equipe, que passa a focar totalmente o business core, e a redução dos custos operacionais.

Ao optar por essa medida, é preciso certificar-se da qualidade do prestador do serviço. Para tanto, há que considerar alguns fatores específicos. Quer saber mais? Acompanhe, a seguir, o que observar para fazer uma contratação bem-sucedida!

Entenda quais são as demandas da sua empresa

O primeiro passo é estudar a fundo as características da sua empresa, o que permite um melhor entendimento de quais são as suas demandas. Tenha em mente que existem inúmeras soluções para os mais variados tipos de problemas e necessidades, mas nem todas se adequam ao seu negócio.

Quando você sabe com exatidão quais são as vulnerabilidades e carências da companhia, entende quais processos e ferramentas são necessários para saná-las. Assim, é muito mais fácil verificar quais são os fornecedores que se encaixam em seus objetivos.

Analise quais são os serviços oferecidos pelo prestador

Uma vez que a empresa já sabe quais são as suas necessidades, basta analisar se os serviços oferecidos pelo prestador são compatíveis com a sua demanda. Alguns fornecedores oferecem amostras das suas soluções para que os potenciais clientes realizem testes, o que é uma ótima opção para checar se elas apresentam um bom desempenho na prática.

Para blindar a sua rede, procure contratar um prestador com uma gama completa de serviços. Na Athena Security, por exemplo, você tem acesso a Endpoint Protection, Firewall Gerenciado, Rede Wireless, Monitoramento de TI, Captive Portal com Login Social, Análise de Vulnerabilidade, Service Desk e Gerenciamento de serviços. Quanto mais completo for o atendimento da empresa contratada, maiores serão a segurança e a disponibilidade do seu empreendimento.

Verifique o suporte oferecido

Um ponto imprescindível na hora de escolher a empresa de segurança da informação é o suporte que ela oferece ao cliente. Isso porque, caso a sua companhia sofra algum tipo de impedimento na sua rotina de tarefas, é preciso que o fornecedor haja de forma imediata para solucionar o problema.

Sendo assim, antes de fechar a parceria, leia o contrato com muita atenção para ficar ciente sobre qual é o tempo máximo de resposta para as solicitações dos clientes, o prazo para resolver falhas e os demais itens referentes ao suporte. É crucial que o suporte funcione 24 horas, o que garante que os seus dados sejam mantidos em segurança mesmo fora do horário de expediente.

Cheque as certificações do fornecedor

Basicamente, as certificações servem para comprovar as habilidades e os conhecimentos que o fornecedor tem na área de tecnologia. Os profissionais recebem essas certificações por meio de testes em entidades idôneas, enquanto as empresas podem obtê-las a partir de auditorias.

Vale ressaltar que nem todas as habilidades técnicas necessitam de certificação. Todavia, esse documento comprova que o prestador, de fato, tem capacidade técnica para cumprir o que promete. Desse modo, você evita a contratação de uma empresa que oferece um ótimo pacote de serviços, mas, na prática, não os aplica com qualidade.

Informe-se sobre a capacidade de implementação

Ainda que o fornecedor disponibilize soluções de ponta, para o uso adequado dessas ferramentas e a conquista de resultados bem-sucedidos, é necessária uma implementação eficiente. Levando isso em consideração, é aconselhável informar-se sobre a capacidade de implementação dos fornecedores, o que impede que a continuidade das atividades do negócio seja prejudicada no decorrer do processo de transição.

Se a empresa não contar com um bom processo de implementação, a sua companhia fica sujeita a sofrer interrupções que afetam a produtividade da equipe e a qualidade dos seus serviços no período em que os novos sistemas e ferramentas são implementados.

Questione a flexibilidade das soluções

Optar por soluções engessadas pode trazer muitos transtornos para a sua TI, haja vista que isso dificulta a adesão de novos sistemas ou ferramentas no futuro. Nesse sentido, procure saber qual é o nível de flexibilidade das soluções da terceirizada. Essa dica é ainda mais relevante para pequenas e médias empresas, pois o crescimento delas requer a expansão da capacidade dos seus sistemas.

Portanto, pergunte ao fornecedor sobre a margem de adaptação para novas demandas. Quando surge a necessidade da expansão rápida da infraestrutura de TI, é preciso que a contratada seja flexível e consiga escalar as soluções, personalizando-as conforme as exigências do negócio. Ao precisar de mais capacidade de armazenamento de informações na nuvem, por exemplo, tenha certeza de que poderá contar com o seu parceiro.

Dê prioridade para empresas que são referência em segurança da informação

Em decorrência da evolução dos ataques e de ameaças cibernéticas, os cuidados com a segurança da informação se tornaram de extrema importância no âmbito corporativo. Por isso, sempre dê preferência para as empresas consideradas referências nesse quesito e que saberão exatamente o que fazer em situações de risco.

Também é indicado pesquisar sobre a reputação do prestador e até mesmo conversar com os atuais clientes para constatar se ele realmente entrega aquilo que promete, se tem uma boa condição financeira para investir constantemente em inovações e se oferece um atendimento de qualidade. Essa medida evita aborrecimentos no futuro.

Especializada em segurança da informação, monitoramento e infraestrutura de TI, a Athena Security fornece atendimento por meio de um Security Operation Center (SOC) 24×7, ou seja, que funciona continuamente. Além disso, disponibilizamos uma equipe de profissionais com certificações específicas nas soluções ofertadas.

Está em busca de uma parceria de confiança com uma empresa de segurança da informação? Entre em contato com a Athena Security e conheça os nossos serviços!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

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