O envio de e-mail é uma prática essencial dentro das empresas, pois permite o contato rápido e eficiente entre colaboradores, com os fornecedores e com os clientes. Esse processo é possível graças ao protocolo SMTP — Simple Mail Transfer Protocol, que faz a transferência das mensagens, padronizando as informações e o destino de cada e-mail para que chegue ao receptor de maneira integra, segura e sigilosa.
Criado em 1982 por Jonathan B. Postel, o protocolo SMTP utilizava como padrão a porta 25 ou 465 (como conexão criptografada) para se conectar à internet. Porém, as operadoras brasileiras bloquearam a porta 25 em 2013, passando a adotar a porta 587, a fim de reduzir a quantidade de SPAM.
Basicamente, esse recurso intermedeia o envio e o recebimento dos conteúdos dos e-mails. Ele recebe a mensagem do remetente e, posteriormente, envia-a para o servidor POP/IMAP, que irá direcioná-la para a caixa de entrada do destinatário. Quer saber por que esse serviço é importante? Confira, a seguir, como ele funciona e como usá-lo!
Para que serve o protocolo SMTP?
Geralmente, o SMTP é usado para o envio de e-mails transacionais, tendo como finalidade transmitir mensagens automáticas para ações realizadas no site da empresa. Quando o cliente faz uma compra on-line, por exemplo, a loja virtual pode disparar um e-mail de confirmação do pedido.
Dessa forma, a companhia estabelece uma relação próxima ao consumidor. Por meio do protocolo SMTP, que faz a transferência e o transporte das mensagens via web, você consegue potencializar o seu marketing. Isso porque existe a possibilidade de programar ações e respostas automáticas em todos os tipos de sistemas externos.
Como ele funciona?
O princípio do SMTP é praticamente o mesmo adotado pelo correio convencional. Primeiramente, as mensagens são capturadas e, depois, enviadas para o servidor SMTP, que trabalha como uma espécie de carteiro, uma vez que encaminha o e-mail para o destinatário final.
Vale ressaltar que o usuário não tem permissão para fazer o download das mensagens enviadas por esse servidor. Caso queira baixar o conteúdo, é necessário usar um Client de e-mail que resida no Post Office Protocol (POP3) ou no Internet Message Access Protocol (IMAP), como o Thunderbird ou o Outlook.
Como o SMTP se diferencia dos demais protocolos?
A maior diferença entre o SMTP e o POP é que o segundo possibilita o download da mensagem do cliente local, bem como o seu armazenamento no servidor, mas a ação não é sincronizada. Já o primeiro não viabiliza esse processo, haja vista que o receptor não consegue baixar o conteúdo recebido.
O IMAP, entretanto, é uma evolução do sistema POP, se caracterizando por sincronizar a caixa de e-mails com o conteúdo do servidor. Assim, o e-mail é sincronizado em diferentes locais, evitando a perda do conteúdo de um servidor para o outro.
Como usar o SMTP na troca de e-mails corporativos?
Cada servidor de e-mail tem uma configuração específica para a ativação do protocolo SMTP. Normalmente, você deve clicar em ‘’Configuração de Contas’’ do serviço de e-mail, que costuma ficar em ‘’Ferramentas’’. Em seguida, ‘selecione “Servidor de Saída (SMTP)’’ e finalize clicando em ‘’Adicionar’’.
A adoção do protocolo SMTP é bastante útil para os negócios, pois ele monitora continuamente a blacklist, que bloqueia acessos indevidos, além de auxiliar no relacionamento com os servidores de e-mail. Com isso, o endereço evita riscos, fazendo com que as mensagens sejam entregues com precisão e segurança.
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Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.