Firewall gerenciado e Firewall tradicional: entenda quais as diferenças entre eles

A coleta e o armazenamento de dados se tornaram processos vitais para o desenvolvimento de muitas empresas. Nesse cenário, também cresceram as ameaças virtuais e possibilidades de ataques cibernéticos. Assim, é fundamental recorrer às ferramentas de proteção, como o firewall gerenciado e firewall tradicional que monitoram a rede e bloqueiam atividades suspeitas.

O firewall é um dos principais dispositivos de segurança de rede. Por isso, ele é encontrado em diferentes modalidades. Entre elas, está o firewall tradicional, que é instalado e executado localmente na infraestrutura da rede, e o firewell gerenciado, que tem formato de serviço, sendo monitorado remotamente por uma equipe especializada.

Quer aumentar a segurança da rede da sua empresa e está na dúvida sobre qual firewall escolher? Confira, neste post, quais são as diferenças entre o firewall tradicional e firewall gerenciado.

O firewall tradicional tem uma gestão com alto grau de complexidade

O firewall tradicional tem um alto grau de complexidade em termos de gestão e carece de diversas frentes de segurança e fornecedores. As configurações diferentes dessa modalidade influenciam diretamente as regras e formas de gerenciar o sistema. Inclusive, há casos em que as frentes não se integram, o que coloca a segurança da empresa em risco.

Já o firewall gerenciado se destaca por ser uma solução única e robusta. Afinal de contas, a ferramenta tem todas as frentes de segurança em seu sistema, além de ser operada por profissionais que são especialistas no assunto. Com isso, são eliminados possíveis impactos que trariam vulnerabilidades para a rede da companhia.

O firewall gerenciado oferece uma equipe especializada

Fazer um gerenciamento de rede eficiente é essencial para o bom funcionamento da empresa, mas isso não deve tirar o foco do seu core business. Ao contratar o serviço de firewall gerenciado, você terá a sua disposição uma equipe especializada para cuidar desse assunto. Portanto, a estratégia de segurança de rede será comandada por profissionais que estudaram e realmente sabem o que estão fazendo, enquanto a companhia pode dedicar-se mais ao seu negócio.

Muitas empresas ainda não têm um departamento com uma equipe especializada em segurança de TI. Isso significa que se você adquirir um firewall tradicional, o profissional designado para gerenciá-lo não terá os conhecimentos necessários para identificar e neutralizar as ameaças. Se a sua empresa não conta com especialistas, a tendência é que fique vulnerável a ataques virtuais constantemente.

O firewall tradicional abre espaço para ameaças

Conforme dito acima, a ausência de especialistas em segurança de rede deixa a companhia em risco. Diante disso, o uso do firewall tradicional aumenta as chances de acontecerem invasões, paradas e ataques de vírus que trazem perigos que afetam a rotina de negócios da empresa e o nível de produtividade dos colaboradores.

Por sua vez, o firewall gerenciado permite a rápida identificação de eventuais riscos, trabalha para eliminá-los o mais rápido possível, evitando que uma ameaça se converta em uma invasão que acarreta o sequestro ou o vazamento de dados, por exemplo.

O firewall gerenciado aumenta a produtividade da empresa

Um dos diferenciais do firewall gerenciado é criar regras individuais para o uso da rede, definindo níveis de permissão. Isso contribui para que os colaboradores mantenham o foco em seus afazeres, deixando de interagir com atividades que não fazem parte da sua rotina de trabalho, o que aumenta a produtividade individual e da empresa como um todo.

No firewall tradicional esse processo não acontece com a mesma eficácia — condição que acaba afetando a produtividade e segurança da empresa, visto que há menos controle sobre o que os funcionários estão acessando durante o expediente.

O firewall tradicional dificulta a escalabilidade da tecnologia

Conforme uma empresa vai crescendo, é normal que mais dispositivos sejam conectados a sua rede. Se você usar um firewall tradicional, o gerenciamento de um grande número de dispositivos se torna complexo e arriscado.

Nesse sentido, o firewall como serviço acompanha a escalabilidade da tecnologia dentro da empresa, haja vista que protege de forma automática qualquer dispositivo que se conecta ao sistema protegido. A proteção é garantida tanto para os aparelhos utilizados na unidade física da empresa quanto para aqueles que são conectados de forma remota.

O firewall gerenciado economiza investimentos em softwares e hardwares

Adquirir um firewall local requer um alto investimento com a aquisição de softwares e hardwares. Além disso, também será necessário capacitar a sua equipe para que possa lidar com as questões que envolvem a cibersegurança a empresa, bem como criar um sistema de rodízio para o monitoramento da rede.

Para as companhias que ainda não modernizaram os seus sistemas e, portanto, não utilizam a Nuvem, o firewall tradicional continua sendo importante para preservar a segurança das informações. Mas, para quem já adotou o Cloud Computing, o firewall gerenciado é muito mais vantajoso, pois diminui consideravelmente os gastos com manutenção de softwares e hardwares.

Outro grande benefício do firewall como serviço é a sua disponibilidade, já que os seus fornecedores costumam utilizar diversas estratégias para aumentar a segurança da rede do cliente, como backups e redundância.

Estar conectado à internet é um requisito imprescindível para a execução das atividades empresariais, visto que ela conecta escritórios, possibilita o armazenamento de dados, relacionamento com o cliente, viabiliza a execução das atividades de core business, entre outras coisas. Quando mais conectado a sua companhia está, mais relevante é a proteção dos dados armazenados na sua rede, já que eles ficam expostos à ação de hackers.

Apesar disso, ainda há empresas que são resistentes quanto ao uso de um firewall robusto, que seja capaz de proteger a sua rede de ameaças internas e externas. O firewall local oferece uma proteção mínima e pouco confiável, além de não contar com suporte especializado.

Para manter o seu negócio protegido, é preciso utilizar recursos adequados para as operações da empresa, como o firewall gerenciado, que monitora as atividades da rede 24 horas por dia e tem alta capacidade para identificar e eliminar ameaças.

Quer saber mais sobre firewall gerenciado? Entre em contato com a Athena Security e conheça mais sobre os nossos serviços!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.