Consultoria de TI: 5 vantagens para o seu negócio e dicas para contratar uma!

O departamento de Tecnologia da Informação é um dos principais pilares de qualquer empresa, visto que uma falha nessa área pode gerar vulnerabilidades que prejudicam a atividade principal do negócio. Diante disso, contratar uma consultoria de TI é uma ótima iniciativa para identificar e implementar práticas que promovam o bom funcionamento do setor.

Nesse sentido, a consultoria pode ser definida como um serviço de viés pedagógico, pois ensina as empresas a otimizarem as suas práticas de TI, a fim de melhorar o desempenho do departamento como um todo. Para tanto, a empresa contratada fornece conhecimentos, competências profissionais e aconselhamento especializado para a contratante.

Quer saber mais sobre consultoria de TI? Confira, neste post, quais são as 5 vantagens de contratar esse serviço e como adquiri-lo!

1. Mantém a empresa atualizada sobre TI

A tecnologia avança rapidamente, o que faz com que muitas empresas tenham dificuldades para acompanhar as novidades da área de TI. Para isso, é necessário um árduo trabalho de pesquisa e atualização, o que demanda tempo.

Assim, por meio de uma consultoria, você não precisa gastar energia e recursos com essa tarefa, já que uma das funções dos consultores é apresentar as principais tendências para o seu negócio.

Ainda, as empresas que fornecem consultoria de TI estão sempre alinhadas com o que há de mais recente e interessante no mercado. Esse conhecimento é fundamental para que você entenda quais são as tecnologias que devem ser adquiridas e quais se tornaram ultrapassadas.

2. Automatiza os processos

Investir na automatização dos processos se tornou uma necessidade de pequenas e grandes empresas, visto que essa condição contribui para a eliminação de gargalos que interfere negativamente na produtividade das equipes.

Basta fazer uma rápida pesquisa de mercado para encontrar uma grande variedade de softwares que prometem automatizar os seus processos, mas como escolher o melhor?

Nesse sentido, os consultores de TI orientam os gestores sobre quais são os melhores softwares para cada processo que eles desejam automatizar. Com isso, a sua empresa investe em ferramentas adequadas para as suas necessidades, o que evita transtornos e prejuízos futuros.

3. Aumenta a produtividade da equipe

Deixar de cuidar e atualizar a sua infraestrutura de TI pode ocasionar diversos problemas, como servidor lento, internet caindo e softwares que travam o tempo todo. Essas situações afetam a produtividade da equipe, desencadeando atrasos no cumprimento das atividades, entregas de projetos e até mesmo perdas financeiras.

Uma boa consultoria é uma grande aliada para prevenir esses transtornos. Isso porque, os profissionais contratados avaliam o que está funcionando corretamente e o que necessita de ajustes. A partir daí, é feito um mapeamento de quais são os problemas, as suas respectivas causas e as melhores soluções.

Desse modo, a sua empresa reduz consideravelmente os riscos de interromper os seus serviços por causa de deficiências no departamento de TI, o que permite que a sua equipe trabalhe melhor e com maior produtividade.

4. Traz mais segurança

Pequenas falhas na rede a deixam vulnerável, facilitando a entrada de invasores que podem roubar informações sigilosas, como segredos de negócios e dados pessoais de clientes. Situações como essas comprometem a imagem da empresa no mercado.

Assim, ao se considerar isso, a segurança é um dos itens mais importantes tratados na consultoria de TI. O serviço ajuda na atualização dos sistemas, indicando novos softwares de proteção, firewall e antivírus.

Além disso, os consultores também podem sugerir práticas mais seguras para o armazenamento de dados e backups periódicos, bem como softwares específicos para o tipo de atividade exercido pela empresa.

5. Promove economia nos investimentos

Com o auxílio de uma consultoria de TI, você conta com o serviço de profissionais especializados, que identificam quais são as verdadeiras necessidades da sua empresa, os pontos fortes e fracos do departamento.

Esse diagnóstico serve como base para aprimorar o setor continuamente, buscando sempre o melhor custo-benefício. A consultoria também reduz custos com a contratação e manutenção de funcionários fixos. Isso resulta em mais dinheiro no seu caixa para investir no core business.

Afinal, como contratar uma consultoria de TI?

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que a contratação de uma consultoria de TI traz uma equipe externa para dentro da sua empresa, que conhecerá detalhadamente as particularidades do seu negócio. Portanto, é fundamental buscar um parceiro confiável. Veja, a seguir, o que considerar para fazer uma aquisição segura.

Pesquise as referências da consultoria no mercado

Conhecer a reputação da consultoria de TI no mercado é crucial para evitar aborrecimentos. O primeiro passo é conversar com os clientes atuais ou aqueles que já foram atendidos por ela e questionar sobre a qualidade, atendimento e tempo de resposta do serviço prestado.

Ainda, é recomendado conversar com o diretor de TI da empresa que foi atendida, visto que esse profissional é o mais apropriado para esclarecer se os serviços contratados foram considerados satisfatórios.

Além disso, é indicado fazer uma pesquisa na internet para verificar o que as pessoas estão falando da empresa e como os consultores se comportam nas redes sociais. Essas informações ajudam a excluir quem não transmite credibilidade.

Avalie o portfólio de serviços da consultoria

Procure analisar quais são as metodologias utilizadas pela empresa para executar os seus serviços, que certificações ela tem, qual é o nível de formação dos seus profissionais e, ainda, seu portfólio.

Esse processo permite que você conheça a consultoria além do seu discurso de venda. Uma dica interessante é solicitar comprovações sobre as habilidades dos consultores, bem como sobre as suas experiências no mercado.

Verifique o SLA

O Service Level Agreement (SLA), que em português é chamado de Acordo de Nível de Serviço, nada mais é do que o acordo que será firmado entre a consultoria e a empresa contratante. Quando se trata de consultoria, esse documento pode ter algumas particularidades.

Sendo assim, é altamente recomendado analisar o SLA da consultoria que, geralmente, detalha quais são as obrigações e deveres da contratada e da contratante. Ao conhecer esses requisitos, você pode determinar se eles se enquadram ao que a sua companhia necessita.

A contratação de uma consultoria de TI proporciona inúmeros benefícios para o seu negócio. Por meio dela, você tem acesso ao know-how de especialistas, atualiza as suas práticas de TI e assegura o funcionamento do setor com o máximo de qualidade e segurança.

Na Athena Security, você encontra uma equipe especializada na área de segurança da informação, governança de TI e tecnologia, para prestar uma consultoria completa e exponenciar os resultados dos seus profissionais e da sua empresa. Está em busca de uma consultoria de TI confiável? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os nossos serviços!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

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