Quais são os maiores casos de vazamento de dados da história?

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre vazamento de dados, por conta da aprovação da Lei Geral de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2021. Com a nova legislação, as empresas terão ainda mais responsabilidades com o tratamento e uso das informações de seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Para que você tenha exemplos de como o vazamento de dados pode trazer danos não apenas jurídicos, mas também de imagem para as empresas, trouxemos alguns casos recentes que ganharam as manchetes ao redor do mundo Confira!

1. Panera

37 milhões de pessoas tiveram os seus dados vazados pela Panera. Nesse caso, foram vazadas informações pessoais, como o nome, endereço residencial, e-mails e até os números dos cartões de crédito dos clientes.

Isso aconteceu em 2018, mas a empresa, antes disso, negligenciou um especialista de TI, que ainda em 2017 avisou sobre as falhas na manutenção do site.

2. Newegg

A loja online Newegg também já esteve envolvida em um caso de vazamento de dados de clientes. Isso aconteceu em meados de 2018, quando informações de cartão de crédito dos compradores foram expostas.

Uma conhecida gangue virtual, a Magecart, foi a responsável por invadir o e-commerce e fazer a coleta e a divulgação das informações, por meio de um código de skimming.

3. Elasticsearch

O caso da Elasticsearch foi ainda mais grave, já que foram vazados dados de pessoas físicas e jurídicas. Foram mais de 82 milhões de vítimas, que até hoje lutam na justiça para serem indenizadas por terem tido suas informações expostas.

Isso aconteceu em novembro de 2018 e, de acordo com especialistas, teria sido evitado se a empresa tivesse o hábito de fazer auditorias com mais frequência.

4. Facebook

Talvez um dos escândalos envolvendo vazamento de dados mais populares seja o do Facebook. O fato aconteceu em setembro de 2018, quando 87 milhões de usuários da rede social tiveram as suas informações pessoais divulgadas.

O escândalo envolve a Cambridge Analytica, empresa que coletou informações do Facebook de forma ilegal. Até mesmo conversas pessoas, realizadas por meio do Facebook Messenger, foram acessadas.

5. MyHeritage

MyHeritage é um site de genealogia, que também esteve envolvido em um escândalo de vazamento de dados, em junho de 2018. Informações legítimas dos usuários, como o endereço de e-mail, foram vazadas.

A empresa chegou a vir a público, solicitando aos seus usuários que mudassem as senhas dos seus e-mails, tendo em vista que houve um ataque às bases de dados da companhia.

6. Quora

O site Quora, de perguntas e respostas, teve dados de 100 milhões de pessoas vazados. Informações de perfil e ações públicas e privadas foram revelados em dezembro de 2018.

A explicação dada foi que um terceiro, provavelmente um hacker, invadiu os sistemas da empresa e acessou os dados de forma indevida, divulgando-os em seguida.

Como você pode perceber, casos de vazamento de dados são bastante comuns. Para evitar que eles aconteçam no seu negócio, o ideal é contar com uma empresa especializada em segurança da informações e infraestrutura, como a Athena Security.

Gostou deste artigo? Então conte nos comentários algum outro caso de vazamento de dados que você se recorde e que deveria ter entrado nesta lista!

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.