Saiba como enfrentar os principais desafios da governança de TI

O avanço da tecnologia evoluiu e transformou o mundo dos negócios. E com o aumento da capacidade computacional surgiu a necessidade de as empresas contarem com uma governança de TI adequada às suas características, para suportar os seus processos e aumentar a sua vantagem competitiva no mercado.

Basicamente, a governança do setor de TI pode ser definida como um conjunto de práticas cuja finalidade é assegurar o controle, diminuir os riscos, potencializar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos e embasar o processo de tomada de decisão.

Assim sendo, quando é bem aplicada, essa estratégia contribui para o crescimento acelerado do empreendimento. Quer saber mais sobre o tema? Confira, abaixo, quais os maiores desafios da governança de TI!

Implantação

Na atualidade, é fundamental fazer uso da tecnologia para obter vantagem sobre os seus concorrentes. O primeiro desafio de uma governança de TI eficiente é a sua implantação, que requer a escolha das ferramentas e métodos a serem adotados pelo seu time.

Para tanto, é preciso selecionar as ferramentas que sejam adequadas e dimensionadas para o seu tipo de negócio, e que estejam em conformidade com a missão e cultura da empresa.

Atualização às evoluções

As tendências como Big Data, Cloud Computing e tecnologias mobiles têm mudado rapidamente a maneira como as operações empresariais são executadas. Cada alteração pode causar um grande impacto na organização, logo, é crucial seguir as tendências do mercado para não perder a competitividade, nem desperdiçar recursos financeiros.

Levando isso em consideração, é necessário que a sua equipe de TI mantenha os olhos voltados para o mercado, acompanhando quais as novas ferramentas e métodos que podem contribuir com o melhor desenvolvimento das suas atividades.

Capacitação dos colaboradores

Muitas companhias utilizam sistemas legados, que são criados e mantidos por funcionários antigos e desatualizados. Isso traz um grande problema para as corporações, uma vez que as suas operações se baseiam em equipamentos e sistemas obsoletos, que utilizam uma programação em desuso.

Diante disso, mais do que contratar profissionais que dominem as novas práticas de TI, também é importante investir na atualização dos colaboradores, fazendo com que se familiarizem com os equipamentos e linguagens de programação atuais.

Manter os serviços de TI disponíveis

Na esfera online, não são apenas as vendas que necessitam dos serviços de TI para funcionar, já que não deve existir nenhum impedimento em relação à comunicação dos membros do seu time e o cliente atendido. Afinal, isso resulta na perda de negócios e redução de lucros.

Ao implantar as ferramentas certas e manter a sua equipe atualizada, você evita a indisponibilidade nos serviços de TI, o que poderia até mesmo comprometer a imagem da empresa no mercado.

Para enfrentar os desafios da governança de TI, há que se estruturar um planejamento estratégico consistente, o que pode ser conseguido com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, que ajude na implantação de práticas ajustadas às características do seu negócio.

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Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

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