Monitoramento de TI: 4 motivos para contratar na sua empresa

Hoje em dia, a área de Tecnologia da Informação das empresas não é responsável apenas pela infraestrutura de informática e nem atua somente em casos de falha de sistemas e equipamentos. As equipes da área ocupam funções e realizam atividades operacionais e estratégicas. Desse modo, o monitoramento de TI se tornou um grande aliado dos gestores, uma vez que é crucial atender às demandas da organização.

Devido ao volume de atividades executadas pela TI, é fundamental ter uma infraestrutura com alta capacidade de processamento e o máximo de controle. Ao acompanhar os processos desse setor com profissionais especializados, é possível assegurar que todos os serviços sejam realizados com o máximo de qualidade e segurança, mantendo os padrões, o bom nível de produtividade e o sigilo das informações internas desejados.

Ainda não monitora esse departamento? Confira abaixo quais são as vantagens de contratar o monitoramento de TI na sua empresa!

Quais as vantagens de contratar um monitoramento de TI?

1. Facilidade para identificar padrões e necessidades

O monitoramento dos serviços de TI fornece informações que ajudam a identificar os padrões de consumo de cada recurso do setor, de modo a alertar os gestores sobre a necessidade de ampliar a estrutura e realizar novos investimentos nas áreas mais vulneráveis.

Além disso, quando necessário, o gerenciamento pode emitir alertas ao detectar que um serviço atingiu um valor que possa prejudicar o seu funcionamento. Por exemplo, quando a capacidade de armazenamento de um servidor está próxima de ultrapassar seu limite.

2. Direcionamento correto de investimento

A partir dos alertas sobre as carências identificadas na área e dos relatórios de desempenho, os gestores de TI têm informações suficientes para direcionar os investimentos da empresa de acordo com as necessidades de atualização ou ampliação de cada recurso utilizado na prestação do serviço.

Dessa forma, é possível ter mais precisão na hora de agir nas suas dores, ou seja, de solucionar os seus problemas, o que é fundamental para ganhar mais praticidade e agilidade na execução das atividades. Esse procedimento também pode evitar que o dinheiro da organização seja empregado de maneira inadequada ou que não traga os resultados esperados.

3. Manutenção do negócio funcionando e melhoria no desempenho

Mais do que evitar transtornos, ao monitorar as atividades de TI, você também assegura que todos os recursos funcionem a todo vapor, identificando possíveis falhas que estejam afetando negativamente o desempenho de algum componente da sua rede.

Muitos usuários costumam reclamar da lentidão dos equipamentos ou sistemas. O gerenciamento de TI usa ferramentas apropriadas para identificar gargalos tanto no software quanto no hardware.

Assim, com o bom desempenho dos serviços de TI, a produtividade dos funcionários é impactada positivamente, uma vez que eles têm acesso a recursos em boas condições de uso, que não oferecem riscos e nem atrapalham suas operações.

4. Atualização

Contar com o auxílio de equipamentos de última geração e manter o seu sistema atualizado é um dos fatores preponderantes para que as atividades de TI sejam desenvolvidas com eficiência e qualidade. Por meio do monitoramento do setor, os gestores são orientados sobre a necessidade de recorrer a novas tecnologias para que o bom desempenho das funções seja preservado.

Organizações que não monitoram o hardware utilizado no seu parque tecnológico correm o risco de não estar preparadas para enfrentar problemas quando houver necessidade de migrar para uma versão mais recente.

Quais são as consequências de uma empresa não investir em monitoramento de TI?

Em um mundo cada vez mais conectado, o monitoramento de TI se tornou imprescindível para assegurar o bom desempenho das atividades nas empresas. Porém, ainda há companhias que negligenciam essa necessidade. Veja as principais consequências de não monitorar a sua TI corretamente.

Não detectar os comportamentos suspeitos na infraestrutura de TI antes das falhas

Na atualidade, o departamento de TI usa sites e diversos switches, bem como os sistemas de ERP, iPBX e CRM. Caso alguns desses itens falhem, a operação da empresa será comprometida. Sem falar que isso também dificulta a identificação e a resolução de problemas de TI, ocasionando paradas longas, que prejudicam a produtividade dos colaboradores.

Nesse sentido, um dos principais benefícios do monitoramento de TI é a manutenção da sua eficiência. Afinal, ele diminuiu consideravelmente as possibilidades de downtime, ou seja, de períodos de inatividade das redes e sistemas.

Ao utilizar as ferramentas certas para monitorar a sua rede, é possível identificar potenciais problemas e agir rapidamente, evitando que se tornem ameaças concretas, como invasão de hackers e roubo de dados.

Sofrer uma série de custos materiais e abalo na credibilidade do negócio

Quando a sua TI não é acompanhada corretamente, ela fica exposta a todo tipo de incidentes, que podem impactar as finanças do negócio conforme as suas proporções. Caso aconteçam falhas nos seus sistemas, obrigando a equipe a ficar parada, a empresa terá prejuízos operacionais, que também refletem no seu caixa, por exemplo.

Outro caso ainda mais grave é quando hackers conseguem invadir a rede da companhia e roubam dados sigilosos do próprio negócio ou dos seus clientes. O vazamento de informações afeta negativamente a imagem da empresa no mercado, podendo gerar multas e demais penalidades.

Não conseguir tomar decisões simples sem a pressão dos usuários

O monitoramento de TI vai além de assegurar o bom funcionamento da sua infraestrutura, sendo também indispensável para fornecer informações para criar uma estratégia de infraestrutura adequada para as atividades operacionais exercidas pela empresa.

Além disso, é necessário que o ambiente de TI ofereça um desempenho satisfatório para os usuários finais. Conforme a tecnologia avança, as necessidades das companhias também evoluem, exigindo ferramentas e estratégias mais sofisticadas para atender às expectativas.

Quando não se monitoram os equipamentos e atividades de TI, não há como obter dados sobre a performance desse departamento, o que faz com que as decisões sejam tomadas somente quando os usuários pressionam e fazem reclamações.

O acompanhamento dos dados de TI traz embasamento para o processo de tomada de decisão. Assim, há mais facilidade para identificar e analisar os padrões do ambiente e, a partir daí, criar uma rotina estratégica que potencialize a capacidade de a empresa reagir diante de incidentes.

O serviço de monitoramento de TI tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Afinal, como podemos ver, ele é capaz não só de evitar incidentes que prejudiquem a empresa, mas também de melhorar a sua produtividade e os resultados no geral.

Para garantir a eficiência do monitoramento da sua rede, é fundamental contar com uma empresa especializada, com profissionais capacitados e experientes para implementar soluções personalizadas para as suas necessidades. Com isso, uma equipe externa cuida da sua TI, enquanto você e seus colaboradores focam o core business do negócio.

Gostou deste post? Quer saber mais? Deixe o seu comentário!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

 

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.