Outsourcing de TI: 4 motivos para implantar em sua empresa

O seu desafio profissional do momento tem sido otimizar as operações de TI da empresa em que trabalha, simplificando-as, mas sem gastar excessivamente, pois está trabalhando com um orçamento limitado? Uma alternativa para solucionar os seus problemas é o outsourcing de TI, que nada mais é do que a prática de terceirizar determinados serviços da área de Tecnologia da Informação de uma organização.

Conforme afirmado no Glossário de TI do Gatner, o termo outsourcing de TI é definido como “o uso de prestadores de serviços externos para entregar TI efetiva”. Isso significa terceirizar as atividades ou tarefas essenciais de um negócio, de modo a transferir as suas responsabilidades para um fornecedor externo.

Confira abaixo quais são os benefícios de adotar o outsourcing de TI na sua empresa!

1. Mais controle e redução de custos

Ter a própria equipe de TI pode custar muito caro para o bolso da organização, principalmente quando é necessário contratar diversos especialistas de áreas diferentes. Somam-se a isso, os gastos com a aquisição dos equipamentos, manutenção de infraestrutura e encargos trabalhistas, os valores podem ficar ainda mais altos.

Ao contratar o serviço de outsourcing de TI, todas as atividades serão realizadas pelo fornecedor, o que reduz a estrutura operacional da empresa, diminui os custos globais e possibilita que os recursos excedentes sejam aplicados na melhoria de outros setores do seu business. Além disso, esse serviço também traz praticidade e flexibilidade de pagamento, que pode ser efetuado por tarefas solicitadas por demanda ou por valores acertados mensalmente.

2. Maior eficiência na gestão de TI

Com relação à questão administrativa, o uso do outsourcing proporciona maior qualidade na gestão da empresa. Afinal, quando se conta com especialistas cuidando da parte de Tecnologia da Informação, é possível dedicar-se ao que mais importa: o crescimento do próprio negócio.

Por meio da eliminação das preocupações como: a manutenção e gestão de infraestrutura, contratação de profissionais especializados e atualizações das aplicações. As equipes têm mais tempo para criar produtos inovadores e com maior qualidade.

Ademais, o serviço de outsourcing de TI sempre será voltado para os indicadores de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators). Assim, é capaz de estimular o desenvolvimento de soluções ágeis, eficientes e apropriadas para a organização.

3. Redução de riscos

É responsabilidade do fornecedor resolver eventuais problemas em tempo hábil, ou até mesmo identificá-los com antecedência, para que o fluxo de trabalho da empresa não seja afetado. Dessa forma, pode-se ter um ambiente de TI seguro, funcional e atualizado em período integral.

Portanto, o outsourcing de TI reduz os riscos para a empresa, diminuindo consideravelmente as chances de erros ou da entrega de produtos de má qualidade para o mercado, além de preservar a estabilidade em todos os seus setores.

4. Acesso a tecnologias e métodos mais atualizados a partir do outsourcing de TI

Devido ao fato de os hardwares e softwares se tornarem velhos rapidamente e por conta do lançamento de novas metodologias para aplicar a tecnologia, muitas empresas acabam se tornando desatualizadas por não conseguirem acompanhar as mudanças na área de TI.

Com a terceirização do serviço, a organização tem à sua disposição profissionais e recursos atualizados, o que contribui para melhorar o seu desempenho técnico e de negócio. Sendo assim, enquanto ganham competitividade, os profissionais internos de TI também podem se manter focados em tarefas estratégicas e projetos urgentes, deixando aquilo que eles não dominam nas mãos do fornecedor.

Para aproveitar todas as vantagens oferecidas pela contratação do outsourcing de TI, você deve buscar um fornecedor que seja capaz de suprir as suas demandas com qualidade e de maneira segura.

Quer saber mais sobre como terceirizar os serviços de TI? Entre em contato com a Athena Security e tire todas as suas dúvidas!

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

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