Maior controle das atividades na sua rede, aumento da segurança, maior disponibilidade dos links na internet e mais eficiência e produtividade são somente alguns dos benefícios de implantar um firewall gerenciado na sua empresa. Porém, para saber qual a importância do firewall como um todo, é preciso fazer uma análise um pouco mais profunda e é isso que propomos neste artigo!
O modelo considerado tradicional, que nada mais é do que aquele que requer compras, instalações e execuções locais dentro da sua infraestrutura computacional, é uma opção classificada como defasada e que tem inúmeras desvantagens.
Isso acontece porque o firewall gerenciado é um serviço completo, que é proporcionado por empresas especializadas, que fornecem equipamentos a partir de locação e todo o suporte do qual você vai precisar para uma estratégia de sucesso.
Ainda não utiliza essa solução? Entenda, a seguir, qual a importância do firewall e os benefícios que ele traz para a sua empresa!
Qual é a importância do firewall gerenciado?
De maneira direta, a importância de implantar um firewall gerenciado está na facilidade que ele oferece, pois a sua organização começa a controlar melhor as aplicações físicas e virtuais da rede. Isso permite a criação de políticas de segurança que são estabelecidas constantemente.
O diferencial, nessa situação, é que todas as atividades podem ser realizadas remotamente, tendo um custo que varia de acordo com cada formato do serviço. Desse modo, o investimento em um firewall gerenciado não é tão alto e se justifica devido às diversas vantagens que oferece para os usuários.
Basicamente, podemos dizer que o firewall atua como um porteiro em um prédio, ou seja, filtra e processa o tráfego de dados. Assim, vírus e cibercriminosos terão dificuldades para acessar o seu sistema. As ações interpretadas como perigosas são identificadas e abortadas imediatamente e aquelas que apresentam alguma suspeita ou se diferenciam da rotina normal da empresa solicitam a autorização do administrador da rede para que sejam executadas.
Além disso, o serviço possibilita um controle maior dos dados que são transmitidos e armazenados na sua rede e administra as ações entre as máquinas que estão integradas, englobando, inclusive, as atividades da internet. Assim, há menos riscos de que a rede ou um computador sejam atacados.
O firewall ainda separa as redes, agrupando-as por setores — condição que facilita o armazenamento dos dados da empresa e assegura que eles serão mantidos em sigilo.
Quais são as características?
Em se tratando das características, o serviço é disponibilizado na versão por hardware, por software ou pela combinação das duas alternativas, o que costuma ser mais recomendado.
O firewall por hardware é indicado para redes com mais de um computador, estando acoplado aos roteadores e a modens de banda larga. É preciso checar se o roteador da sua companhia já vem com firewall, uma vez que ele amplia a segurança das máquinas ligadas à rede.
Já o serviço por software possibilita a configuração de permissões e bloqueios de acordo com o perfil do usuário. Essa modalidade pode ser alinhada com a sua política de liberação ou de bloqueio de portas com base no uso de um software que é instalado nos computadores.
Para saber qual é a melhor opção para a sua empresa, no entanto, convém conversar com um especialista.
Podemos destacar também as ferramentas vistas como fundamentais para o fornecimento das diferentes soluções. Para que você saiba quais são elas, desenvolvemos uma lista. Confira!
- IPS/IDS (Sistemas de Intrusion Prevention);
- Antispyware Gateway;
- Antivírus Gateway;
- Traffic Shaping;
- Firewall Corporativo de Alto Desempenho;
- Client-To-Lan e SSL (Mobile VPN);
- VPN Lan-To-Lan (Branch Office VPN);
- Filtro de URL Avançado.
Devemos ressaltar que o serviço pode ser configurado em conformidade com o tipo de atividade e as necessidades específicas do seu negócio. Mas, antes de fechar contrato com um fornecedor, procure saber se ele disponibiliza das ferramentas citadas anteriormente e o modo como o atendimento é prestado.
Existem diferenças entre os serviços de firewall?
Os sistemas operacionais, como Linux e Windows, têm firewalls nativos, e isso quer dizer que eles são ativados durante a instalação do sistema. Mas, no mercado, é possível encontrar soluções mais robustas e completas, que podem ser contratadas conforme as especificidades do seu negócio.
Por falta de conhecimento ou para economizar, muitas organizações dão preferência para o uso do firewall nativo, que está presente no sistema operacional, em vez de contarem com um serviço personalizado para as suas necessidades.
No entanto, essa atitude está equivocada, haja vista que se trata de um sistema de defesa que está preparado para lidar com as ameaças apenas em um nível residencial, que são bem menos complexas do que as que podem atingir uma empresa de médio ou grande porte.
Quando há um firewall preparado para as características da sua companhia, você tem mais níveis de customizações e estará devidamente preparado para se defender contra ataques disseminados por criminosos cibernéticos profissionais, além de ter à sua disposição opções para recuperar dados e aplicar melhorias que impedem que as falhas se repitam, o que acontece graças às atualizações de releituras do software.
Por que o mau comportamento dos usuários diminui a eficácia do firewall?
Sim, o firewall é indispensável e muito eficiente para a sua empresa. No entanto, o mau comportamento dos usuários da sua rede pode diminuir a eficácia da solução, podendo comprometer os dados corporativos.
Sendo assim, implante um bom firewall para que você consiga registrar e controlar o comportamento dos seus colaboradores enquanto estão conectados e também os prepare para identificar eventuais ameaças, instruindo-os a não entrar em sites ou fazer downloads de conteúdos de origem duvidosa.
Crie uma política de segurança que seja clara e capaz de engajar os usuários, fazendo com que eles entendam a importância e saibam como se proteger e evitar a vulnerabilidade dos dados.
Quais são os benefícios do firewall gerenciado?
O firewall gerenciado pode impactar positivamente não só a TI, mas diversos setores da sua empresa, pois os seus benefícios são diversos. Veja só, a seguir, quais são as vantagens de utilizar essa solução.
Traz mais controle para os dados corporativos
A companhia consegue administrar com riqueza de detalhes tudo que acontece em sua rede em tempo real, visualizando os protocolos que estão trafegando na conexão e o restante da navegação. Isso permite o desenvolvimento de políticas e controles personalizados para cada grupo de usuários.
Aumenta a segurança das informações
A sua segurança também será aumentada. Afinal, serão feitas atualizações constantes e o fornecedor ficará responsável por estabelecer cuidados que previnem ataques ou tentativas de invasão. Portanto, a sua equipe poderá trabalhar sem medo de ter as suas atividades interrompidas.
Gera ganho no desempenho
Diante de um firewall gerenciado, as suas aplicações apresentam maior performance e confiabilidade. Tenha em mente que, com o auxílio de um serviço terceirizado, você elimina a necessidade de aplicar dinheiro na compra de hardware e de software, o que o firewall tradicional geralmente demanda. Sem falar que você também se livra dos custos empregados para capacitar a sua equipe para lidar com a segurança cibernética.
Possibilita o filtro de processos
Com um firewall gerenciado, você poderá filtrar todos os processos da infraestrutura de TI da sua empresa. Isso porque esse serviço possibilita um filtro de pacotes instalados em sistemas operacionais, como o Linux.
As atualizações dos processos ocorrem diariamente e são realizadas em tempo real, proporcionando uma visão ampla para o gestor, que terá mais facilidade para identificar todas as demandas e também possíveis gargalos.
Promove o controle das ações na rede
O controle de dados de um firewall gerenciado ocorre por meio de um serviço bastante fácil de ser utilizado e intuitivo. Por esse motivo, ter um controle dos dados é algo que pode ser feito com mais precisão.
Os gestores de TI podem perceber se os funcionários estão acessando páginas que são proibidas pelo regulamento da empresa, como redes sociais ou sites de download. Além disso, é possível agregar links e, assim, fornecer uma comunicação mais segura entre as unidades da organização.
Ajuda na coordenação de ações
As ações passam a ser mais coordenadas com o uso de um firewall gerenciado e isso ocorre, principalmente, devido à possibilidade de fazer o agendamento de auditorias regulares.
As auditorias são importantes para que se promova a análise de como o firewall está sendo executado na empresa, assim, identificando formas de como isso tudo pode ser otimizado e de como as ações podem ser coordenadas.
Amplia a produtividade
Não é exagero dizer que, nos dias atuais, depois dos funcionários, a informação é o bem mais valioso que as empresas têm. Assim, por meio do firewall, é possível prezar pela segurança das informações sigilosas da companhia.
A segurança das informações contribui diretamente para o aumento da produtividade na organização. Afinal, os colaboradores e gestores poderão executar as suas atividades sabendo que os dados gerados não serão perdidos, o que evita o retrabalho.
Melhora a escalabilidade
Um firewall local atende a diversos clientes em um mesmo local, o que não acontece com o gerenciado. Assim, a demanda por novos recursos e até mesmo a compra de novos equipamentos acontecem apenas conforme há a necessidade de expandir a infraestrutura de TI da empresa. Isso gera mais escalabilidade.
Reduz custos
Quando contrata soluções completas, como é o caso do firewall gerenciado, a sua empresa não precisa arcar com os gastos para resolver danos provenientes de infecções ameaçadoras. Uma vez que respeita a LGPD e previne contra o vazamento de dados confidenciais, a ferramenta também diminui as chances de transtornos e processos jurídicos, que levam a perdas financeiras.
Sem falar que, a partir da rede privada, que conecta as unidades do negócio, também são reduzidos os custos com internet e processos de comunicação, o que otimiza o fluxo de informação.
Aperfeiçoa a qualidade do serviço
O aumento da qualidade é mostrado por meio do outsourcing, visto que a capacitação dos colaboradores e dos processos em uma única plataforma amplia a possibilidade de administrar corretamente todos os pilares da segurança da sua rede.
Em decorrência de a administração dos processos se tornar mais centralizada e transparente, a sua equipe pode identificar melhorias para o ambiente, por exemplo, criando novos produtos e soluções e aumentando a qualidade das atividades principais do negócio.
Agrega flexibilidade
A partir do momento em que usa o firewall como serviço, a organização tem a alternativa de contratar somente as ferramentas de que necessita, de diferentes fornecedores. Com isso, você consegue suprir as suas demandas de maneira precisa.
Outro benefício do recurso é a sua facilidade para ser integrado a outras soluções, incluindo as locais e em nuvem. Enquanto uma empresa especializada cuida do firewall, a sua equipe pode focar as tarefas estratégicas da corporação.
Oferece alto nível de disponibilidade
Na atualidade, poucos minutos de inatividade significam um enorme prejuízo para o desempenho das empresas. Assim sendo, é crucial que os sistemas utilizados pelos funcionários estejam disponíveis continuamente.
Com o firewall gerenciado, a companhia diminui consideravelmente as chances de interrupções das suas atividades. Isso porque ele tem uma infraestrutura virtual, além de serviços de rede, energia elétrica redundante e estratégias de backup que atuam diante de falhas no ambiente.
Como implementar o firewall gerenciado na empresa?
Conforme foi dito, o firewall gerenciado é um serviço fornecido por uma empresa especializada na área. Portanto, é a empresa contratada que é responsável por operar a solução de acordo com as necessidades da contratante. Porém, para que a implementação de firewall seja bem-sucedida, é fundamental que a companhia tome algumas medidas. Veja quais são elas:
- buscar um fornecedor que ofereça completude de visão e habilidade de execução;
- realizar testes para verificar se a configuração selecionada compreende as necessidades da empresa;
- adequar a política de proteção de dados e o uso da rede da companhia de acordo com a ferramenta adquirida.
Aqui, vale destacar a importância de realizar o teste da configuração. Deixar essa etapa de lado pode custar caro, visto que a empresa fica suscetível a situações que geram prejuízos, como invasões nos sistemas internos, queda da produtividade, atrasos e retrabalhos.
Para tanto, o sistema é espelhado em um ambiente de homologação ou teste. Além disso, é necessário escolher parceiros altamente qualificados, como o NSS Labs ou o Instituto Gartner, que fazem publicações anuais sobre fornecedores que cumprem os níveis de segurança e as exigências do mercado.
De maneira geral, podemos dizer que entender qual a importância do firewall é bastante relevante para as empresas, pois, como você pode perceber, ele traz diversas vantagens. Porém, é importante destacar que o firewall não substitui um antivírus e é importante que ambos sejam trabalhados em conjunto.
Agora que você já sabe qual é a importância do firewall gerenciado, pode blindar a sua rede contra ações maliciosas, mantendo a segurança de que a sua empresa precisa para trabalhar a pleno vapor. Para ter acesso a um serviço completo, o ideal é contratar uma empresa especializada em consultoria de TI, como a Athena Security, que o auxilia em todas as etapas do processo.
Quer implantar um firewall e garantir a segurança da sua empresa? Entre em contato com a Athena Security e conheça os nossos serviços!
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.