O uso da tecnologia como fator estratégico de suas operações é cada vez mais comum. Nesse sentido, garantir que a infraestrutura de TI esteja funcionando como deveria, oferecendo o melhor desempenho para todos os funcionários, é essencial. Para isso, é necessário fazer o monitoramento de TI.
A prática consiste no desenvolvimento de um processo proativo de avaliação de procedimentos e toda a estrutura da área, a fim de reduzir os riscos de problemas técnicos como falhas em sistemas que geram prejuízos para toda a empresa e melhorar o desempenho geral de toda a área.
Além disso, o monitoramento de TI fornece uma avaliação de desempenho das atividades, possibilitando a identificação de pontos que precisam de melhorias e otimização e fornecendo insights de negócios valiosos para gestores de diferentes áreas, ampliando o papel da TI para além do operacional, e sim estratégico.
Pensando nisso, colocamos abaixo os principais benefícios do monitoramento de TI para uma empresa. Confira!
Rápida detecção e correção de problemas
O primeiro benefício da prática de monitoramento de TI é a capacidade de detectar e corrigir problemas e erros na infraestrutura, como em servidores, banco de dados e equipamentos de rede, de forma mais rápida e eficiente.
Isso evita problemas maiores que seriam causados por pequenas falhas e que impactam de forma negativa a atividade de outras áreas do negócio, gerando prejuízos.
Redução ou eliminação do tempo de inatividade
Um problema comum nas equipes de Tecnologia da Informação é passar boa parte do seu tempo de trabalho “apagando incêndios”, tendo de trabalhar sobre pressão para solucionar problemas o quanto antes.
Além disso significar prejuízos para o negócio, esse ambiente de trabalho normalmente é prejudicial para a produtividade geral e acaba desmotivando a equipe. Isso leva à perda de talentos.
Outro ponto a ser considerado é que a equipe de TI deveria possuir um papel mais estratégico, trazendo tendências e inovação para o negócio, não apenas solucionando problemas que surgem no dia a dia. Portanto, ao adotar o processo de monitoramento, a equipe passa a aproveitar melhor o tempo de trabalho e apresentar melhores resultados em geral.
Minimização dos prejuízos gerados pelo desastre
Uma simples falha no servidor pode retirar um site do ar e impedir que clientes realizem compras, gerando um prejuízo enorme para um negócio. O quanto antes esse problema é identificado e arrumado, menor o valor perdido pela empresa.
O monitoramento também serve para antecipar esses problemas. No exemplo dado, o acompanhamento de acessos ao website pode ser avaliado de forma contínua e comparado com o volume máximo de acessos de seu servidor, identificando que é o momento de mudar o plano contratado porque seu público está crescendo, antes que o limite seja atingido.
Melhoria da qualidade dos serviços prestados
Com o monitoramento de TI sendo realizado, minimizando os problemas e possíveis erros, a qualidade geral da empresa aumenta, não só da área de TI. A disponibilidade do time também fica maior, uma vez que ele não está dedicando a maior parte de seu tempo solucionando problemas que surgem o tempo todo.
Além disso, os dados do monitoramento permitem a visualização geral da gestão, indicando pontos de otimização das atividades, melhorando os resultados da área e transformando seu papel dentro do negócio.
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Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.