5 dicas de proteção contra ataques cibernéticos na sua empresa

É cada vez mais frequente observarmos no noticiário — especializado em TI ou não — casos de invasões virtuais executadas contra pessoas e empresas. Esse fato mostra que devemos ter ações de proteção contra ataques cibernéticos, prevenindo-nos quanto a nossas informações pessoais e, principalmente, informações corporativas e de nossos clientes.

Sua empresa já adota alguma estratégia nesse sentido? Caso não, vamos mostrar atitudes aparentemente simples que podem deixá-lo longe de grandes transtornos e prejuízos, como a escolha de senhas fortes, atualizações de software, instalação de aplicativos de proteção e backup de dados.

Continue a leitura e veja 5 dicas de proteção contra ciberataques, finalizando com uma especial que vai solucionar definitivamente seus problemas com relação a este assunto. Vamos lá!

1. Cuide bem das suas senhas

Embora seja um fator que há muito tempo é alertado por profissionais da área da segurança da informação, diversos usuários e empresas ainda permanecem escolhendo senhas fáceis de serem quebradas, além de transmiti-las de forma insegura.

É crucial que suas senhas não sejam formadas por sequências simples de caracteres (qwerty, 12345, etc.), não representem datas, nomes ou palavras comuns. Além desses critérios, é muito importante que elas tenham tamanho de 15 ou mais caracteres.

Devido à enorme quantidade de aplicações essenciais para o negócio, utilizadas por diversos usuários com perfis diferenciados, um sistema de “Banco de Senhas” pode ser a melhor opção para gerenciar esses acessos e fornecer essas senhas com maior controle e segurança.

2. Mantenha seus softwares atualizados

De um lado, temos hackers buscando vulnerabilidades; de outro, desenvolvedores procurando corrigir brechas em seus aplicativos e sistemas operacionais. Por isso, é essencial que você mantenha os softwares de seus dispositivos sempre com as últimas atualizações fornecidas pelos seus criadores.

3. Utilize aplicativos de segurança

Outra forma eficaz para manter os dados de sua empresa protegidos é a utilização de softwares específicos para tal finalidade. Antivírus, firewall, antispyware e proteção contra phishing são exemplos de programas que deixam seus dispositivos e informações mais seguros. É importante conhecer quais são os mais eficientes e utilizá-los em todos os seus equipamentos.

4. Mantenha backup de seus dados

Mesmo que você adote as medidas mencionadas, é indispensável que mantenha cópias de segurança de seus dados e aplicações. Afinal, além de possíveis desastres e panes de hardware, os ataques de cibercriminosos estão cada vez mais sofisticados.

Somado a isso, há sempre um intervalo de tempo entre a detecção de vulnerabilidades e a aplicação de correções. Nesse meio tempo, é possível que sua empresa fique ameaçada.

5. Contrate uma consultoria na área de segurança da informação

Além das medidas supracitadas, a área de TI das companhias envolve uma enorme quantidade de tecnologias e aplicações, e isso faz com que a maioria das empresas não conte com a expertise necessária para manter todos os seus dados e aplicativos seguros.

Pensando nesse problema enfrentado por muitas empresas, surgiram os serviços de consultoria e gestão de vulnerabilidades. Contratando profissionais especializados na área, além de aumentar o seu nível de segurança da informação, sua equipe estará focada em seus produtos e serviços e, dessa forma, poderá obter maior produtividade, inovação e, consequentemente, elevar a lucratividade.

Agora você já entende como é importante a proteção contra ataques cibernéticos e está  inteirado de algumas dicas para manter sua empresa segura. Quer saber como ajudar sua companhia de forma específica? Entre em contato conosco para conhecer a solução ideal e manter seu negócio longe de ciberataques.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

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