Para a maioria das empresas brasileiras, é questão de tempo até que elas sejam alvo de um ataque cibernético. Mesmo assim, somente 4% adotam controles rigorosos para evitar acessos indevidos a dados sensíveis.
É o que mostra uma pesquisa feita pela Vultus Cybersecurity Ecosystem em reportagem da Folha de São Paulo. Os dados mostram que 7 em cada 10 companhias estão sujeitas a sofrer uma invasão grave nos próximos meses. Foram entrevistadas 62 companhias de médio e grande porte de 13 setores e o nível médio de segurança digital foi considerado crítico (1,61 ponto em uma escala de 0 a 5).
O levantamento revela ainda que 67% não possuem processos estruturados para segurança digital; 55% nunca implementaram monitoramento contínuo de ameaças; e somente 40% têm um programa de gestão de vulnerabilidades.
A falta de ferramentas para remediar o problema piora esse quadro: 80% dos negócios entrevistados não possuem um plano completo para resposta a ataques cibernéticos.
A análise considerou quatro fatores: processos, governança, tecnologia e pessoas.
Nesse último quesito, pouco mais da metade (58%) das empresas possui um time estruturado de segurança digital, sendo que somente 33% delas possuem especialistas na área.
Na análise setorial, o maior nível de maturidade na segurança digital é do setor financeiro, enquanto o menor é no mercado de educação.
Sua empresa está segura?
Nosso portfólio de serviços proporciona à sua empresa a segurança de contar com uma equipe completa, experiente e altamente qualificada para cuidar das informações do seu negócio. O atendimento é personalizado e prestado por profissionais que procuram conhecer profundamente o seu negócio, dando suporte ao seu crescimento.
- Relação transparente na contratação de serviços, que lhe permitirá acompanhar e avaliar o andamento e os resultados dos trabalhos realizados;
- Tranquilidade de saber que seu ambiente de segurança e infraestrutura de TI está em mãos competentes, deixando você livre para se concentrar no seu core business;
- Consultoria contínua, atualizando constantemente sua equipe sobre as novas ameaças e tipos de ataques. Além das principais metodologias e soluções inovadores, para manter seu ambiente seguro e melhorar o desempenho do seu negócio;
- Orientá-los sobre as melhores práticas do mercado, auxiliando o Gestor de TI no planejamento estratégico de segurança de informação e no processo de tomada de decisão.
Fonte: Folha de S. Paulo