Escola digital do crime: operação desmontou curso online que usava de dados roubado

Pela internet, Paulo César Gomes da Silva Dutra, conhecido como Banucha Gomes ensinava técnicas para enganar as vítimas e vendia dados pessoais, contas bancárias e cartões clonados.

O programa “Fantástico” da Rede Globo de Televisão, domingo (5), destacou como funcionava uma escola online para estelionatários. Em um ano em que o número de golpes digitais disparou, a polícia de São Paulo prendeu uma espécie de professor desse tipo de crime.

Pela internet, Paulo César Gomes da Silva Dutra, conhecido como Banucha Gomes ensinava técnicas para enganar as vítimas, vendia dados pessoais, contas bancárias e cartões clonados.

Banucha Gomes operava em um site ilegal chamado de “Brasil Store”, trata-se de uma loja virtual, exclusiva para criminosos. O site oferecia acesso a informações sigilosas para que o interessado em aplicar golpes consiga abrir contas bancárias, fazer compras virtuais em nome de outras pessoas.

Investigações revelam mais de 10 mil cartões bancários clonados

A atuação de Banucha atingiu um público de mais de 50 mil pessoas e ele chegou a disponibilizar mais de 10 mil cartões bancários clonados para os clientes criminosos apenas no fim de 2024.

“Ele ensinava quais os nomes, quais as técnicas, quais os nomes dos equipamentos, como deveria ser praticado o crime. Ele tinha uma apostila que dava uma verdadeira aula”, destaca José Luiz Ramos Cavalcante, diretor do DEINTER 5.

Operação policial

Depois de um ano e meio de investigação, Banucha foi preso em dezembro de 2024, no município de Rio das Ostras. Na casa dele, os investigadores encontraram drogas e duas armas com numeração raspada.

A perícia descobriu que Banucha tinha no computador um total de 180 mil cartões clonados. Segundo a polícia, o faturamento dele com seus alunos golpistas chegava a R$ 1,5 milhão por mês.

Procurada pelo Fantástico, a defesa de Banucha Gomes diz que “as acusações são infundadas e superficiais, sendo certo que todos os esclarecimentos serão devidamente prestados no curso da investigação.” A nota afirma também que ele “é primário, sem antecedentes criminais e está à disposição da justiça para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.”

Os sites de Banucha Gomes foram retirados do ar. Agora, a polícia tentar identificar e punir quem pôs em prática as aulas do crime.

Crescimento de golpes digitais

Em 2024, houve um aumento de 45% no número de golpes digitais, em comparação com 2023. O levantamento é da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor.

“Todos nós somos possíveis vítimas e precisamos estar atentos. A primeira medida que todo consumidor, todo brasileiro deve adotar é um cuidado com os seus dados pessoais, com as suas informações. Evitar expô-las ou colocá-las abertamente na internet, em sites que você não confia, ou cadastros que você eventualmente preenche e que darão acesso às suas reais informações a todos”, destaca Adriano Volpini, membro do Comitê de Prevenção a Fraudes / FEBRABAN.

Papel das empresas

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em agosto de 2020 e, desde então, muitas organizações buscam se adequar à legislação. O processo, porém, é gradual e bastante lento.

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) para elaborar diagnóstico acerca dos controles implementados pelas organizações públicas federais para adequação à LGPD mostrou que 17,8% delas se encontravam com nível de adequação inexpressivo, 58,9% com nível inicial, 20,4% com nível intermediário e apenas 11% com nível aprimorado.

Já segundo a pesquisa IT Trends Snapshot (essa de 2023), da consultoria multinacional de tecnologia Logicalis, apenas 36% das empresas ouvidas informaram estar aderentes à LGPD, enquanto 43% têm iniciativas concretas, 16% se encontram em fase de projeto e revisão de processos e 6% não têm iniciativas específicas.

Esse cenário de lentidão na adequação das organizações públicas e privadas à LGPD chama a atenção, pois a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) já se encontra em plena atividade para receber denúncias e requerimentos de titulares de dados que se sintam prejudicados com o tratamento de suas informações pessoais pelas organizações e empresas.

De acordo com o segundo Relatório do Ciclo de Monitoramento (RCM) da ANPD, referente ao primeiro semestre de 2023, “considerando apenas as petições de titular que continham os requisitos mínimos de admissibilidade, os setores mais demandados foram o de Telecomunicações, com 14 petições, seguido do setor de Plataforma Digital – Comércio Eletrônico, com 11 petições. Logo após observa-se o setor de Educação, com sete petições, seguido dos setores: Entretenimento; Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartão; e Condomínios, com seis petições cada”. E, examinando somente as denúncias “que continham os requisitos de admissibilidade para serem processadas, nota-se que a preponderância de requerimentos relacionados aos setores Público, Financeiro e Agregadores de Dados tem se mantido”.

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Fonte: Portal G1, Portal Terra

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