Pesquisadores de segurança da Norton descobriram que 81% dos principais sites atualmente vazam informações sobre pesquisas na internet. Ou seja, oito em cada dez repassam os dados dos usuários a terceiros, geralmente anunciantes.
“Esses sites abrangem todas as categorias imagináveis – adulto, compras, viagens e até saúde. Os termos de pesquisa coletados por esses sites podem incluir preferências sexuais e identidade de gênero, hábitos de compra e informações médicas”, disse Daniel Kats, pesquisador sênior da Norton no relatório.
Os pesquisadores analisaram, por meio de inteligência artificial, cerca de 1 milhão dos principais sites para ver suas políticas de privacidade. O resultado foi preocupante, pois apenas 13% das políticas faziam menção explícita sobre como eram usados os termos de pesquisa dos usuários.
A maioria dos sites (75%) mencionavam o compartilhamento de dados com declarações genéricas como “compartilhamento de informações do usuário com terceiros”, não deixando explícito como esses dados seriam usados.
A ocultação dessas políticas de privacidade tornam o usuário exposto a ter seus dados vendidos para empresas e anunciantes, e dificultam com que ele interrompa a exposição de seus termos pesquisados na internet.
Fonte: Olhar Digital