Assim, é preciso utilizar as ferramentas e estratégias certas para se prevenir de ataques cibernéticos e, consequentemente, manter toda informação protegida. Todavia, nesse cenário, existem dois termos que costumam ser utilizados como sinônimos, mas que na verdade não são a mesma coisa: análise de vulnerabilidade e pentest.
Essas são atividades com ações e objetivos distintos. Quer entender mais sobre as diferenças dessas duas avaliações? Confira, abaixo, tudo que você precisa saber sobre o uso de ambas no seu negócio!
A análise de vulnerabilidade tem por objetivo identificar e consertar sistematicamente as brechas e falhas do ambiente de rede e sistemas. Para um processo detalhado e conciso, devemos contar com o acompanhamento de perto de profissionais qualificados em segurança de dados, pois o desenvolvimento do projeto possui etapas que tem como objetivo detectar falhas, controlar o reconhecimento e removê-las.
A análise de vulnerabilidade é realizada para identificar e corrigir falhas de redes e sistemas. Entre os objetivos da atividade estão:
É importante deixar claro que a análise de vulnerabilidade é uma ferramenta a ser usada dentro de uma política de segurança da informação. Sendo assim, há que atentar para a necessidade de criar uma cultura que protege a empresa, elaborando uma estratégia consolidada de segurança de Tecnologia da Informação (TI).
Desse modo, o acompanhamento das vulnerabilidades da organização consiste em um processo contínuo, que define, identifica, classifica, combate e monitora as falhas de segurança em todo o contexto que compreende o manuseio de dados sensíveis.
A análise de vulnerabilidade faz parte da cultura de segurança da informação. Com o auxílio de profissionais especializados, a empresa obtém um diagnóstico completo e capaz de qualificar os níveis de perigo dos processos decisórios dos gestores com a finalidade de assegurar a confiabilidade, a estabilidade e a disponibilidade dos dados, softwares, sistemas e infraestrutura do departamento de TI.
A análise de vulnerabilidade permite identificar os pontos vulneráveis do sistema da empresa, permitindo que a equipe de segurança possa tomar medidas proativas para mitigar os riscos.
Com a análise de vulnerabilidade, é possível identificar possíveis brechas de segurança no sistema que possam comprometer a segurança dos dados da empresa, permitindo que sejam corrigidas antes que um incidente de segurança ocorra.
A análise de vulnerabilidade pode ajudar a empresa a se manter em conformidade com as regulamentações de segurança, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras normas internacionais.
A identificação de vulnerabilidades em um estágio inicial pode evitar que incidentes de segurança ocorram, o que pode levar a custos significativos para a empresa, como perda de dados, interrupção do serviço, multas, entre outros.
A realização de análises regulares de vulnerabilidade demonstra o comprometimento da empresa com a segurança da informação e pode aumentar a confiança dos clientes, parceiros e investidores na organização.
A Athena Security é uma empresa de consultoria especializada em segurança da informação, onde apoiamos nossos clientes na gestão de infraestrutura e segurança dos dados para segurança de dados.