A transformação digital aumentou exponencialmente a infraestrutura de TI nas empresas de todos os portes e segmentos. Isso lança um grande desafio para os gestores, afinal, a tecnologia da informação é primordial como ferramenta, mas nem sempre faz parte do core business. Sendo assim, para que os custos e processos de TI não tirem o foco dos negócios, é importante que a empresa busque maneiras de melhorar a infraestrutura de TI, em busca de otimização.
As melhorias devem ter, como objetivo, tornar a infraestrutura sustentável e automatizada, para que os gestores possam focar seus core business e não perder parte do dia resolvendo problemas de TI. Para que isso seja possível, é preciso tomar medidas de acordo com a sua demanda, que pode ser desde a adoção da computação em nuvem até a terceirização completa da TI.
Para ajudar a sua empresa nessa otimização, trazemos 6 dicas para melhorar a infraestrutura de TI. Confira!
1. Faça uma análise da sua infraestrutura de TI
A primeira coisa que você deve fazer, antes de pensar em modificar algo, é identificar os pontos positivos e negativos de sua infraestrutura de TI. Somente assim, será possível traçar uma estratégia e definir metas. Se a sua empresa tem uma equipe de TI, escute-a, pois ela está vivenciando o dia a dia e pode dar o melhor feedback do que poderá ser feito para a otimização.
Peça para que a equipe fale sobre as principais dificuldades que encontra no dia a dia e sobre as soluções que propõe, para que haja um aumento de produtividade, sem onerar a empresa — exitem várias tecnologias e ferramentas que ajudam no aumento da produtividade, sem que haja a necessidade de grandes investimentos ou contratações.
Uma boa forma de identificar os problemas é analisando os chamados mais realizados na equipe de suporte. Se a sua empresa conta com um sistema de help desk, os dados do histórico de chamados poderão dar um panorama sobre a real situação.
2. Após a análise, avalie os seus objetivos
Após a análise das qualidades de sua infraestrutura de TI, é necessário definir as metas e os objetivos de sua empresa, para criar um planejamento estratégico. Esse planejamento estratégico varia de acordo com o setor e com o tamanho da empresa, sempre avaliando como a infraestrutura de TI contribuirá para o crescimento de seu negócio.
Em alguns casos, uma infraestrutura mais ágil poderá ajudar a reduzir os custos, aprimorando o desempenho da equipe. Em outros, será necessário investir em inovação, para alcançar os objetivos em médio prazo. São essas definições que farão a diferença para a aplicação de uma ou de mais das nossas próximas dicas.
3. Automatize atividades repetitivas
Não há mais motivos para a empresa manter atividades repetitivas e burocráticas sendo realizadas por colaboradores, se há tantas ferramentas e softwares que permitem essa automação. No setor de TI, determinadas tarefas, como backups, atualização de patches, gestão de chamados, inventários de redes e outras, já podem ser automatizadas, por meio de scripts em softwares de gestão.
Dessa forma, além de ganhar um colaborador a mais para executar tarefas estratégicas, há uma significativa redução na margem de erros. Por isso, é importante que o gestor faça uma avaliação regular dos procedimentos, para identificar as atividades que poderão ser automatizadas.
4. Utilize a computação em nuvem a seu favor
A computação em nuvem pode contribuir para a otimização da infraestrutura de TI, permitindo a empresa ter acesso a uma quantidade de recursos de acordo com a sua demanda, ganhando em flexibilidade, escalabilidade e mobilidade.
Se a empresa opta por um software no modelo SaaS, por exemplo, passa a ter toda a parte da atualização e da segurança por parte do provedor. Se optar por contratar uma infraestrutura de serviços, o IaaS, a empresa pode migrar toda a sua infraestrutura de TI para a nuvem, reduzindo uma série de custos, com energia elétrica, espaço e contratação de pessoal extra.
5. Aprimore a segurança da informação
Com a quantidade de ativos de TI que estão sendo utilizados nas empresas, não focar a segurança é “brincar com o fogo”. Primeiro, porque os dados e o sistema da empresa estão entre os ativos mais visados pelos criminosos virtuais. Os ataques ransomware já são uma das principais preocupações de empresas e órgãos governamentais.
Além da perda de dinheiro à qual isso pode levar, os ataques que não trazem problemas financeiros podem fazer os seus sistemas inteiros perderem desempenho ou terem suas funções prejudicadas, fazendo a empresa perder produtividade e tempo para recuperá-los.
É importante que a empresa tenha uma boa política de segurança, com controle de acesso, limitando aonde cada colaborador pode ir. Além disso, é preciso contar com o uso de bons antivírus, firewalls, criptografia e uma estratégia de backup e recuperação. Sem uma boa estratégia de segurança, de nada adianta pensar nas demais dicas de otimização de infraestrutura.
6. Utilize softwares de monitoramento da infraestrutura
O monitoramento remoto é uma das estratégias fundamentais para garantir a disponibilidade da infraestrutura de TI. Para isso, a equipe de suporte, seja ela interna, seja ela externa, deve contar com um bom software de monitoramento de TI, como por exemplo o Zabbix, que permite o monitoramento remoto da infraestrutura de TI. Esse monitoramento possibilita uma atuação mais proativa da equipe, sempre identificando os problemas antes que eles se tornem uma bola de neve.
Além disso, um software de gestão de chamados pode te ajudar a solucionar problemas de forma hierárquica, para que a equipe de suporte atue sempre dando prioridade aos problemas mais graves, que possam causar parada das operações. É possível também fazer um inventário em tempo real e de ativos de TI e de rede, para identificar os usuários da rede corporativa.
Como vimos, neste post, a otimização da infraestrutura de TI depende de uma séries de ações, que vão desde a adoção de boas ferramentas até uma mudança cultural na empresa. Entenda que, enquanto os seus negócios estiverem com previsão de crescimento, vocês deverão focar tecnologias que permitam a escalabilidade, como a nuvem. Além disso, é importante reforçar as medidas de segurança, para que as outras medidas de melhoria não sejam perdidas por uma simples brecha para ataques de hackers.
Gostou das nossas dicas? Então, assine já a nossa newsletter e receba, em primeira mão, as nossas novidades.
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.