A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou novas regras para as operadoras de telecomunicações, com o objetivo de prevenir golpes e fraudes realizados por meio de ligações telefônicas. As medidas visam aumentar a transparência e facilitar o rastreamento das chamadas, em resposta à evolução dos métodos utilizados por fraudadores.
Segundo a agência, as empresas deverão realizar novas etapas de verificação das chamadas.
“Principalmente no que se refere à regularidade da numeração e à identificação de seu originador, visando garantir a transparência e a rastreabilidade das ligações telefônicas”, escreve a Anatel em nota.
Entre as medidas, a Anatel determinou a proibição da utilização de múltiplos números aleatórios para chamadas de um mesmo originador. A prática é adotada pelo mercado de telesserviços para dificultar a identificação da origem e consequentemente o bloqueio da chamada.
A Anatel também determinou a criação de um canal específico para que instituições financeiras denunciem números usados em fraudes. Com essas informações, as operadoras deverão identificar e bloquear o acesso dos usuários que utilizam esses números para cometer crimes, além de informar as autoridades competentes.
Sua empresa está segura?
Nosso portfólio de serviços proporciona à sua empresa a segurança de contar com uma equipe completa, experiente e altamente qualificada para cuidar das informações do seu negócio. O atendimento é personalizado e prestado por profissionais que procuram conhecer profundamente o seu negócio, dando suporte ao seu crescimento.
- Relação transparente na contratação de serviços, que lhe permitirá acompanhar e avaliar o andamento e os resultados dos trabalhos realizados;
- Tranquilidade de saber que seu ambiente de segurança e infraestrutura de TI está em mãos competentes, deixando você livre para se concentrar no seu core business;
- Consultoria contínua, atualizando constantemente sua equipe sobre as novas ameaças e tipos de ataques. Além das principais metodologias e soluções inovadores, para manter seu ambiente seguro e melhorar o desempenho do seu negócio;
- Orientá-los sobre as melhores práticas do mercado, auxiliando o Gestor de TI no planejamento estratégico de segurança de informação e no processo de tomada de decisão.
Fonte: Jornal O Globo, Olhar Digital