Grandes erros da nova  I.A. do Google causam furor na internet

Na semana passada, o Google revelou sua maior mudança nas pesquisas em anos, apresentando novos recursos de inteligência artificial que respondem às perguntas das pessoas na tentativa da empresa de alcançar os rivais Microsoft e OpenAI.

Desde então, a nova tecnologia gerou grandes inverdades e erros – incluindo a recomendação de cola como parte de uma receita de pizza e a ingestão de pedras para obter nutrientes – deixando o Google com um olho roxo e causando furor online.

As respostas incorretas no recurso, chamado Visão Geral da IA, minaram a confiança em um mecanismo de busca que mais de dois bilhões de pessoas recorrem para obter informações confiáveis. E enquanto outros A.I. chatbots contam mentiras e agem de forma estranha, a reação demonstrou que o Google está sob mais pressão para incorporar a IA com segurança em seu mecanismo de busca.

O lançamento também amplia um padrão de problemas do Google com seu mais novo A.I. recursos imediatamente após implementá-los. Em fevereiro de 2023, quando o Google anunciou o Bard, um chatbot para combater o ChatGPT, ele compartilhou informações incorretas sobre o espaço sideral. O valor de mercado da empresa caiu posteriormente em US$ 100 bilhões.

Em fevereiro deste ano, a empresa lançou o sucessor de Bard, Gemini, um chatbot que poderia gerar imagens e atuar como assistente digital operado por voz. Os usuários rapidamente perceberam que o sistema se recusava a gerar imagens de pessoas brancas na maioria dos casos e desenhava representações imprecisas de figuras históricas.

A cada “acidente”, especialistas da indústria de tecnologia criticam a empresa por deixar a bola cair. Mas em entrevistas, analistas financeiros disseram que o Google precisava agir rapidamente para acompanhar seus rivais, mesmo que isso significasse dificuldades de crescimento.

O Google “não tem escolha agora”, disse Thomas Monteiro, analista do Google no Investing.com, em entrevista. “As empresas precisam avançar muito rápido, mesmo que isso inclua pular algumas etapas ao longo do caminho. A experiência do usuário terá que ser atualizada.”

Lara Levin, porta-voz do Google, disse em comunicado que a grande maioria das consultas de visão geral da IA resultaram em “informações de alta qualidade, com links para se aprofundar na web”. O resultado gerado pela IA da ferramenta normalmente aparece na parte superior da página de resultados.

“Muitos dos exemplos que vimos eram consultas incomuns e também vimos exemplos que foram adulterados ou que não conseguimos reproduzir”, acrescentou ela. A empresa utilizará “exemplos isolados” de respostas problemáticas para refinar seu sistema.

Desde que a OpenAI lançou seu chatbot ChatGPT no final de 2022 e ele se tornou uma sensação da noite para o dia, o Google tem estado sob pressão para integrar a IA. em seus aplicativos populares. Mas existem desafios em domar grandes modelos linguísticos, que aprendem com enormes quantidades de dados retirados da web aberta – incluindo falsidades e publicações satíricas – em vez de serem programados como software tradicional.

(O New York Times processou a OpenAI e sua parceira, a Microsoft, em dezembro, alegando violação de direitos autorais de conteúdo de notícias relacionado a sistemas de IA.)

O Google anunciou o AI Overview com alarde em sua conferência anual de desenvolvedores, I/O, recentemente. Pela primeira vez, a empresa conectou o Gemini, seu mais recente modelo de I.A. de grande linguagem, em seu produto mais importante: seu mecanismo de busca.

Fonte: The New York Times

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