Hackers que roubaram e venderam dados de milhões de brasileiros são presos

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou a prisão de dois hackers acusados de roubar e comercializar dados de milhões de brasileiros. O esquema criminoso é tido como um dos maiores já realizados no Brasil envolvendo vazamento de dados sigilosos.

O que aconteceu?

  • Foram vazados cerca de 200 milhões de pessoas com informações como CPF, número de celular, endereços residenciais, endereços de e-mail, fotos, assinaturas digitalizadas, cópias de CNH, carros e empresas no nome, score em instituições financeiras e mais;
  • Os criminosos também tinham um acesso a câmeras OCR de todo o Brasil, o que permitia leitura das placas de veículos e localização dos automóveis em rodovias de todo o país;
  • Os dados comercializados por esse grupo eram utilizados para diversas fraudes eletrônicas, criação de dossiês contra autoridades públicas e violação da intimidade dos cidadãos;
  • Entre as vítimas de dados vazados estavam autoridades como o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e deputados.

Além das apreensões, os agentes cumpriram mandados de busca, bloqueio de contas bancárias, derrubada de web sites e servidores usados nas práticas criminosas.

De acordo com a polícia, os dados eram vendidos na internet através da dark web para realizar uma série de golpes eletrônicos.

‘Um dos maiores vazamento de dados da história do país’

As investigações duraram cerca de 1 ano, de acordo com a Polícia Civil. A corporação considera que esse foi o “um dos maiores vazamentos de dados da história do país“.

De acordo com a Polícia Civil, a maior parte das informações das vítimas vinham a partir do hackeamento de órgãos públicos. “Contudo, também detectamos um comércio ilegal por pseudoempresas de proteção de crédito”, disse a corporação.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de divulgação de segredo, invasão de dispositivo informático, organização criminosa, lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem passar dos 20 anos de reclusão.

Além disso, a Polícia Civil também investiga todos os 1.453 usuários que compraram dados nesse painel.

Sua empresa está segura de fato?

Nosso portfólio de serviços proporciona à sua empresa a segurança de contar com uma equipe completa, experiente e altamente qualificada para cuidar das informações do seu negócio. O atendimento é personalizado e prestado por profissionais que procuram conhecer profundamente o seu negócio, dando suporte ao seu crescimento.

  • Relação transparente na contratação de serviços, que lhe permitirá acompanhar e avaliar o andamento e os resultados dos trabalhos realizados;
  • Tranquilidade de saber que seu ambiente de segurança e infraestrutura de TI está em mãos competentes, deixando você livre para se concentrar no seu core business;
  • Consultoria contínua, atualizando constantemente sua equipe sobre as novas ameaças e tipos de ataques. Além das principais metodologias e soluções inovadores, para manter seu ambiente seguro e melhorar o desempenho do seu negócio;
  • Orientá-los sobre as melhores práticas do mercado, auxiliando o Gestor de TI no planejamento estratégico de segurança de informação e no processo de tomada de decisão.

Entre em contato com a Athena Security.

Fonte de pesquisa: Olhar Digital e G1

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.