A Toyota comunicou nesta quarta-feira (31) que informações sobre clientes em alguns países da Oceania e da Ásia, excluindo o Japão, podem ter sido disponibilizadas de outubro de 2016 a maio de 2023. O incidente foi descoberto após resultados de uma investigação anterior sobre os 2,15 milhões de dados de veículos expostos no Japão.
O que aconteceu?
- No dia 12 de maio, a Toyota emitiu um comunicado dizendo que devido a um “erro humano” os dados de 2,15 milhões de veículos de clientes do Japão estavam sendo expostos desde 2013. O vazamento foi observado apenas em abril deste ano;
- A descoberta faz parte de uma ampla investigação iniciada no serviço de nuvem da empresa. Através dela que o atual vazamento também foi observado, além de ter resultado em novas medidas de segurança e protocolos aos funcionários;
- O novo vazamento envolve dados de clientes e não apenas de veículos, como no anterior;
- Segundo a empresa, foram expostos nomes, endereços, números de telefone, endereços de e-mail, números de identificação e registro de veículos.
“Como acreditamos que este incidente também foi causado pela divulgação insuficiente e cumprimento das regras de tratamento de dados, implementamos um sistema para monitorar as configurações de nuvem.” – Toyota em comunicado.
O problema inicial surgiu devido a um erro de configuração no ambiente de nuvem, onde a montadora armazenava dados de clientes coletados para gerenciar inspeções de manutenção de veículos.
Assim como no caso anterior, a Toyota está investigando a questão com base nas leis e regulamentos de cada país, disse um porta-voz da empresa.
A montadora não informou quantos clientes foram afetados pelo incidente, em quais países exatamente eles estão localizados e se os dados de clientes de sua luxuosa marca Lexus estão inclusos. Ela disse também que não encontrou evidências de uso dos dados por terceiros, pontuando que a localização do veículo e as informações do cartão de crédito não foram incluídas no incidente.
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Fonte: Olhar Digital