A ISO 27001 tem ganhado cada vez mais importância para empresas que trabalham com coleta e tratamento de dados. A sua certificação pode, até mesmo, ser uma exigência para o estabelecimento de alguns contratos e, portanto, é importante que você fique atento sobre tudo que está relacionado com o assunto.
Se ainda não conhece sua importância, confira a seguir as principais informações sobre o assunto e tire suas dúvidas. Ao final, você estará preparado para começar o processo de implementação em sua empresa.
O que é a ISO 27001?
A ISO 27001 é o padrão internacional para a implementação de Gestão da Segurança da Informação (SGSI). Ela traz todas as diretrizes necessárias para o estabelecimento, implementação, operação, monitoramento, revisão e gestão desse modelo.
Para que a empresa possa receber a certificação, é preciso que ela atenda aos requisitos de cumprimento da norma, bem como também estar atento para os dispostos na segunda componente da norma (ANEXO A).
Qual a importância da ISO 27001?
A adoção da certificação ISO 27001 prepara as empresas para se comprometerem de forma precisa e eficiente com a proteção da informação e privacidade, disponibilidade e integridade dos dados. Isso acontece por meio da adoção das diretrizes para a adesão do Sistema de Gestão da Segurança da Informação.
Além disso, cada vez mais o mercado está exigindo que os parceiros adotem a ISO 27001 para realizar contratos, pois torna-se um indicativo de maior sinergia com as legislações vigentes (ainda que as diretrizes da 27001 não sejam específicas, por exemplo, para a LGPD, ou para a legislação europeia, como a GDPR).
Outro ponto é que com o aumento dos cibercrimes, estar alinhado com as principais diretrizes internacionais também é uma forma de, além do aumento da confiança dos seus potenciais parceiros sobre o seu negócio, permite que você consiga trazer as melhores medidas para proteção de informações em sua empresa e evitar que ataques sejam bem-sucedidos.
Como obter a certificação ISO 27001?
A ISO 27001 é mais específica acerca dos requisitos para gerar o Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), ou seja, é detalhista sobre esse assunto e aborda todos os pontos necessários para sua adoção.
Para a certificação, é importante ter o acompanhamento de uma consultora, que faça o processo de Security Assessment, ou seja, que assessore as mudanças necessárias em seu negócio para a adoção dela.
A partir da adequação, é necessário contar com uma empresa para realizar o processo de certificação. Ela fará a avaliação de todos os pontos determinados pela ISO e, caso esteja em conformidade, a certificação é concedida.
Caso contrário, o auditor mostrará quais são as diretrizes que precisam ser alteradas. Basta modificá-las e submeter novamente.
A ISO 27001 pode ser uma oportunidade interessante e que abra as portas para sua empresa no mercado. Por isso, é importante contar com o serviço de Security Assessment para sua adoção.
Conte com a Athena Security para ser sua parceira nesse processo! Entre em contato e veja como podemos ajudá-lo nisso.
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.