Proteger os dados da sua empresa é, atualmente, uma questão necessária para garantir as atividades do seu negócio. Afinal, todas as organizações atuam, de alguma forma, com informações no dia a dia que, quando não estão disponíveis, podem causar a paralisia das atividades.
Além disso, as informações são alvos valiosos para cibercriminosos, pois podem ser utilizadas para vazamentos, espionagem industrial, uso para fraudes, entre diversas outras ações. Com isso, podemos ver que não se atentar para proteger os dados pode causar prejuízos graves para a organização.
Nós vamos trazer a seguir 4 dicas importantes para este fim e garantir melhores resultados para sua empresa. Saiba mais a seguir!
1. Tenha uma política de backup
O backup é fundamental como estratégia de proteção dos dados da sua empresa. Afinal, não sabemos quando será necessário recuperar informações que foram perdidas.
Problemas como cibercrimes, queimas de servidores, instabilidades em serviços de cloud computing, entre outros pontos, podem exigir a recuperação dos dados por meio do backup. Então não deixe de investir neste tipo de ação.
Para isso, temos um artigo com as principais informações que você precisa saber sobre o assunto. Leia e tire suas dúvidas!
2. Crie uma Política de Segurança da Informação
Seus profissionais precisam atuar de forma sinergética para que seja possível minimizar eventuais problemas de vazamentos de dados. Por isso, é fundamental que você tenha uma Política de Segurança da Informação bem definida em sua empresa.
A partir disso, as regras podem ser definidas e aplicadas de forma que seus profissionais estejam cientes daquilo que deve ser feito e o que deve ser evitado, bem como devem agir em situações nas quais há algum problema, para mitigar riscos. Portanto, essa fase merece forte atenção por parte dos profissionais de TI.
3. Mantenha os softwares atualizados e originais
Uma das portas de entrada mais fácil para hackers aproveitarem vulnerabilidades da empresa é por meio de softwares desatualizados e que não sejam originais. Isso porque as empresas produtoras estão sempre analisando eventuais problemas que podem ser explorados e fazem as correções.
Quando você usa soluções piratas ou não busca atualização (seja da aplicação, seja do sistema operacional), essas brechas não são corrigidas e, com isso, os hackers podem atuar para obter vantagens indevidas.
4. Faça a terceirização do monitoramento de TI
Então, que tal deixar esses pontos e tantos outros sobre segurança da informação com quem realmente entende do assunto? Assim você poderá dedicar-se a questões que estão mais alinhadas com o core business do seu negócio e, assim, minimizar chances de ser alvo de ataques hacker, mas não só isso, podendo contornar situações de desastres tecnológicos que possam acontecer.
O monitoramento de TI precisa ser feito por quem realmente tem experts nos times para conseguir manter a proteção no dia a dia. Para isso, conte com a Athena!
Conheça como poderemos ajudá-lo a potencializar a proteção do negócio em nosso site!
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.