Cuidar da segurança de dados das empresas é fundamental por diversos motivos. Por exemplo, ela é preciso para impedir os problemas com ciberataques, evitar prejuízos financeiros, estar em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), entre outros pontos.
Contudo, as medidas que você adotar podem estar em xeque com os protocolos adotados e, assim, gerar vulnerabilidades graves no dia a dia. Por isso é importante saber identificá-los e, assim, corrigi-los rapidamente.
Mas afinal, quais são as 4 principais formas de tratar brechas que podem comprometer a segurança dos dados da sua empresa? Confira a seguir e tire suas dúvidas.
1. Instaure políticas de acesso
Um primeiro ponto é instaurar políticas de acesso nas organizações. A liberação dos dados de forma abrangente é uma das formas que mais prejudica a segurança das organizações. Por isso é tão importante que você busque formas de minimizar problemas e, assim, evitar que informações sigilosas estejam em amplo acesso.
Além disso, é possível determinar quais são as medidas de proteção que deverão ser implementadas e revistas de tempos em tempos (por exemplo, gerenciamento de senhas, entre outros pontos).
2. Adote testes de vulnerabilidade
Os testes de vulnerabilidade são fundamentais para identificar de que forma é possível que cibercriminosos tenham acesso aos seus dados e realizem as alterações quando necessário. Um dos melhores testes é o Pentest (“Penetration Test” ou, em português, “teste de intrusão”).
Nesse teste é possível avaliar a segurança de um sistema. A partir disso é possível simular possibilidades de ataques maliciosos e, assim, saber como resolver eventuais questões e, também, definir medidas de mitigação de riscos.
3. Treine seus profissionais
Uma das grandes questões que promove vulnerabilidades no dia a dia das organizações de TI são as falhas humanas. Quando elas acontecem, isso pode quebrar todo o arcabouço de proteção de dados e de TI. Por isso, um passo fundamental é treinar seus profissionais e, assim, garantir que eles ajam de acordo com os protocolos de segurança adotados em seu negócio.
4. Conte com outsourcing de cybersecurity
Poderíamos, ainda, trazer uma série de questões e protocolos importantes, mas cada empresa deve adotar o que compete mais ao seu negócio. Assim, mesmo que listassem todas as medidas, provavelmente algumas delas podem não trazer os resultados esperados.
Por isso decidimos contornar isso trazendo uma dica importante: conte com outsourcing de cybersecurity. Os profissionais especializados, assim, analisarão quais são as questões e demandas do seu negócio e criar um planejamento personalizado focado para as peculiaridades da empresa.
Isso minimiza, também, falhas de implementação e, assim, garante melhores resultados no dia a dia. Desta forma, também, você pode colocar foco em outras questões, como o core business da organização.
Para isso, conte com a Athena Security. Temos um time especializado que pode ajudá-lo em projetos de segurança de dados e minimizar vulnerabilidades no dia a dia, bem como temos também todo o suporte aberto com nossos clientes.
Entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre essas questões!
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.