4 motivos para sua empresa investir em Internet das Coisas

O mercado da Internet das Coisas tem passado por uma forte expansão nos últimos anos. Segundo o Gartner, 47% das empresas investirão mais em IoT nos próximos anos, e isso mesmo com os impactos da Covid-19. Na verdade, essa tecnologia foi responsável, inclusive, pela sobrevivência de muitas empresas durante este período, pois desobriga muitos profissionais de estarem in loco acompanhando algumas questões (por exemplo, acompanhamento de dados de sensores na indústria passou a acontecer de forma remota).

Assim, é importante saber as razões pelas quais você deve começar a investir na Internet das Coisas, principalmente na área de TI. Por isso, separamos as 4 principais razões pelas quais você deve começar isso o quanto antes. Saiba mais a seguir.

1. Facilita as atividades da área de TI da sua empresa

Um dos primeiros motivos para trazer a Internet das Coisas para a área de TI é, justamente, facilitar as atividades internas das organizações e, principalmente, para a própria TI. Ela pode ser usada, portanto, para otimizar esses processos e minimizar gargalos.

Um exemplo é o recebimento de informações das mais diferentes fontes e organização desses dados de forma a garantir um armazenamento mais eficiente e seguro. Por isso, ele pode ser um grande aliado interno.

2. Permite otimização de recursos no dia a dia

Outro ponto é que o uso da Internet das Coisas auxilia, novamente, internamente nas mais diferentes organizações em questões que podem parecer pequenas, mas no final, são significativas. Por exemplo, a simples instalação de sensores de presença para gerenciamento adequado de iluminação nas empresas de TI podem representar uma economia considerável no final do mês, principalmente para pequenas e médias empresas.

3. Orienta seu negócio para uma cultura de inovação

A Internet das Coisas é o futuro da TI. E como ainda estamos vivendo a efervescência dessa tecnologia, bem como também a chegada da 5G possibilitará mais mudanças importantes neste cenário.

Por isso, é importante que isso seja incorporado em seu negócio e, assim, possibilite que você e seus colaboradores criem novas soluções, ferramentas e possibilidades de atuação a partir do uso da Internet das Coisas no dia a dia. A inovação permite, assim, despontar no mercado diante dos concorrentes.

4. Expansão das atividades para os clientes

A partir das potencialidades trazidas com a Internet das Coisas é possível não só proporcionar novas soluções e possibilidades para os seus clientes, mas também é possível escalar as atividades do seu negócio e, assim, conseguir levar o seu negócio para outro patamar.

Por exemplo, com a automação de determinados monitoramentos que eram realizados previamente por meios manuais, é possível aumentar a expansão de determinadas atividades e atender a um maior número de clientes no dia a dia.

A Internet das Coisas é o futuro das organizações. Não é a toa que temos uma expansão dos investimentos nessa área. E, por isso, se você não quer ficar para trás, faça as mudanças e adaptações o quanto antes!

Para trazer as alterações necessárias para a incorporação da IoT no seu negócio, conte com a Athena! Quer saber mais como podemos ajudá-lo? Então entre em contato e tire suas dúvidas sobre o tema.

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.