Desde setembro do ano passado, golpistas virtuais estão se passando pelo Reclame AQUI para tentar roubar dinheiro de vítimas. O principal método de comunicação utilizado pelos fraudadores para tentar enganar usuários por meio desta engenharia social é o WhatsApp, em um número com DDD 16.
Segundo o Reclame AQUI, a maioria das tentativas deste golpe ocorrem através de mensagens no WhatsApp enviadas pelo número (16) 99060-5664. A empresa afirma que a fraude tem início após um consumidor realizar uma reclamação na plataforma sobre uma empresa.
Pouco após a reclamação ser publicada, o número citado acima entra em contato pelo WhatsApp, dizendo que vai ajudar na resolução do problema desde que a vítima pague uma suposta pendência financeira que ela tem com a empresa que a crítica foi direcionada – afirmando que o sistema do Reclame AQUI é interligado ao de todas as companhias com cadastro na plataforma.
Mesmo esse golpe ocorrendo após a publicação de uma reclamação, o Reclame AQUI afirma que não há nenhum vazamento nos dados de sua plataforma. A empresa também afirma que protege todos os dados dos usuários cadastrados.
Prevenção
Em postagem oficial sobre o golpe, o Reclame AQUI afirma que mesmo tendo um número oficial no WhatsApp, ele só serve para usuários iniciarem reclamações, nunca sendo utilizado para comunicação da plataforma com alguma pessoa.
Além disso, a empresa afirma que, para melhor proteção, os usuários do Reclame AQUI devem tomar cuidado com alguns detalhes, que listamos a seguir:
- Não coloque dados pessoais, como endereço, número de telefone, cartão de crédito, nome completo, CPF ou identidade em reclamações. Golpistas podem se apropriar delas para cometer fraudes;
- Não é o Reclame AQUI que resolve os problemas dos consumidores. São as próprias empresas que receberam as reclamações que ficam responsáveis por responder ao usuário do site;
- Se for abordado por alguém alegando ser do Reclame AQUI, no WhatsApp ou por telefone, denuncie nos canais de atendimento oficiais da plataforma.
Fonte: Canaltech