Internet 5G x Wi-fi 5GHz: quais as diferenças?

A transformação tecnológica acelera-se cada vez mais. E, por isso, é tão importante que estejamos atentos para novos padrões de conexão e de que forma é possível termos conexões mais ágeis. Para os times de TI, isso é fundamental para pensar sobre novas possibilidades e soluções que podem ser adotadas no dia a dia.

Dentro desse contexto, vemos dois tipos de conexões que farão parte desse novo momento: a internet 5G e a Wi-fi 5GHz. Mas você pode pensar: ok, são dois nomes parecidos, será que trata-se de sinônimos?

Na verdade, não é bem assim. Por isso, separamos alguns pontos que vão ajudar você a distinguir esses pontos e tirar suas dúvidas, esclarecendo melhor sobre cada um deles. Vamos juntos?

O que é a Internet 5G?

A rede 5G é um novo padrão que começa a chegar no Brasil em 2022 e representa a quinta geração de conexões móveis, começando a substituir a 4G. Ela vem, justamente, como uma possibilidade importante para que seja possível utilizarmos novas tecnologias fora do ambiente residencial e empresarial, com a adoção de automação de processos e internet das coisas.

É uma conexão que possui diversas vantagens em comparação com o modelo anterior, entre elas:

  • consome menos energia do que a 4G (em média, 90% de redução);
  • redução de latência;
  • pode alcançar, em média, até 10 Gbps;
  • permite um maior número de dispositivos conectados à rede;
  • permite uso de internet das coisas e automação no nosso dia a dia (por exemplo, adoção de carros autônomos).

Ou seja, estamos falando de um tipo de conexão móvel mais potente, realizada por ondas de rádio espalhadas entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHz e 38 e 42 GHz. E que poderá ser utilizada para conexão de smartphones, aparelhos vestíveis, dispositivos de IoT, entre outros.

O que é a Wi-fi 5GHz?

Já a Wi-fi 5Ghz trata-se de uma banda de frequência de transmissão de conexão via wireless. Ou seja, está alinhada com a frequência emitida pelo roteador dentro de um ambiente (como residência, empresas, restaurantes, entre outros), funcionando apenas dentro da rede doméstica.

Para ficar mais claro: os roteadores Wi-fi transmitem o sinal por meio de ondas de rádio. Ou seja, estamos falando da capacidade de transformar os sinais que chegam via cabo ou fibra óptica e transformá-los em onda.

Atualmente temos duas possibilidades de frequência: a Wi-fi 5GHz e 2.4 GHz. Mas quais as diferenças entre essas duas?


  • a Wi-fi 5GHz possui um sinal mais forte, mas que funciona bem em pouca distância e sofre menos interferência de outros aparelhos (como micro-ondas, babá eletrônica, entre outros), por operar em uma frequência diferente;
  • a Wi-fi 2.4 GHz possui um sinal mais fraco, mas que se expande por maior distância. E, também, quanto mais aparelhos estão conectados, maiores as chances de interferência.

Em essência, quais as diferenças entre rede 5G e Wi-fi 5GHz?

Resumindo, portanto, as diferenças entre rede 5G e Wi-fi 5GHz, temos as seguintes questões:


  • as redes 5G são um padrão novo de conexão, que representa, necessariamente, maior capacidade de transmissão de dados, opera em frequências diferentes e permite avanços no uso de dispositivos móveis;
  • o Wi-Fi 5GHz trata-se da frequência de transmissão de ondas de rádio por meio dos roteadores, de forma que o tipo de conexão é de outra ordem (fibra óptica, cabo, entre outras).

Agora que você sabe as diferenças entre rede 5G e Wi-fi 5GHz, é o momento de aprofundar na primeira, já que ela começará a atuar no Brasil a partir de 2022. Confira, portanto, nosso artigo sobre internet 5G e saiba mais sobre o tema.

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.