O termo “Metaverso” ficou bastante popular após o anúncio do CEO da então Facebook Inc, que anunciou a mudança do nome da empresa para Meta, como uma forma de anunciar as mudanças para o futuro das conexões entre pessoas e, também, entre agentes humanos e não-humanos (como os robôs).
Com isso, muitas empresas estão de olho nesse mercado e começando a investir consideravelmente nas mudanças necessárias, bem como o desenvolvimento de soluções focadas nessa nova tendência. Mas você sabe os motivos pelos quais isso ocorre? Vamos falar mais sobre o assunto neste artigo. Continue lendo e não perca nenhuma informação.
Quais são as empresas que estão investindo no Metaverso?
Muitas big techs estão investindo massivamente no desenvolvimento de soluções focadas para o Metaverso. Algumas delas são:
- Epic Games (responsável pelo fenômeno dos games Fortnite);
- Microsoft (com o anúncio do Mesh for Microsoft Teams);
- NVIDIA (com a criação da plataforma Omniverse).
Por que as empresas estão investindo no Metaverso?
O Metaverso foi definido por Matthew Ball, autor do livro Metaverse Primer, como uma “rede persistente, de mundos e simulações renderizadas em tempo real e 3D que oferecem identidade contínua a objetos, histórias e direitos que podem ser experimentados de forma síncrona por um número ilimitado de usuários, cada um com sua presença individual”.
Em outras palavras, é a possibilidade de criar e explorar novos espaços com pessoas que não estão no mesmo ambiente físico que você. A transformação digital tem expandido consideravelmente nos últimos anos e, portanto, temos atualmente um avanço tecnológico que permite criarmos novas soluções com um custo muito menor do que em outros momentos da nossa história recente.
Com isso, abre-se espaço para que ocorra o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias, ou popularizar outras que já existiam, mas que ainda não vemos tão popularizadas ainda. Por exemplo, o uso de hologramas e óculos de realidade virtual.
O que esperar do Metaverso?
O que podemos esperar do Metaverso é uma verdadeira mudança nas relações interpessoais nos próximos anos. Algumas das expectativas que temos hoje para esse futuro são:
- ambientes virtuais em 3D que simulam situações do mundo real;
- comercialização de itens virtuais (como games e NFTs);
- suporte para criação de ambientes virtuais próprios;
- avatares personalizáveis;
- uso de realidade virtual e hologramas;
- interações sociais em tempo real e 3D, entre outros.
Isso torna-se possível, principalmente, porque os profissionais de tecnologia têm desenvolvido cada vez mais produtos que promovem interações que vão além das redes sociais. Por isso você precisa estar atento para as novas tendências e novidades tecnológicas.
Além disso, é fundamental entender uma questão: há a necessidade de investir ainda mais em segurança de dados nesse contexto. Por isso, se você quer evitar problemas, é importante atualizar o padrão da sua empresa para modelos mais robustos, trazendo o conceito de Privacy by design para o dia a dia do seu negócio.
O Metaverso vai abrir muitas portas para os negócios, tal como a Web 2.0, os aplicativos, Internet das Coisas, entre outras soluções, tem feito. Por isso, prepare seu negócio para essa nova era.
Portanto, para saber mais, assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado! E prepare-se para a nova era do Metaverso.
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.