Quais as consequências que sua empresa pode ter quando não investe adequadamente em segurança da informação? Quais os impactos que podem ser gerados não só para a empresa, mas para seus clientes e fornecedores?
Consciente disso, você deve ter percebido que investir nisso é fundamental para a vitalidade da empresa. Além dos impactos diretos, temos também a necessidade de adequação às legislações vigentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Afinal, problemas de vazamentos podem ser enquadrados como negligência e, assim, prejudicar o seu negócio.
Mas ok, afinal, quais são os cuidados que devem ser tomados neste caso? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre este tema!
Utilizar sempre soluções com licenças originais
Um primeiro ponto para conseguir tomar cuidados necessários com segurança da informação é investir em utilizar sempre soluções e licenças originais. Muitas empresas, pensando em economizar, utilizam soluções crackeadas ou não-originais e, assim, expõe a empresa a uma série de vulnerabilidades no dia a dia.
Com planejamento é possível ter a compra das licenças com menos custos e, assim, gerar economia para a empresa e, em simultâneo, não a expor.
Tenha camadas extras de proteção
Não fique apenas no básico. Sabemos que, normalmente, as empresas trazem soluções comuns, que oferecem algum tipo de proteção. Por exemplo, o uso de antivírus nas máquinas é um ponto importante. Contudo, não é o único ponto.
É preciso contar, também, com camadas extras, tais como:
- Criptografia;
- Firewall;
- Controle de acesso;
- Backup em nuvem, entre outros.
Faça o monitoramento adequado dos processos e soluções
Outro ponto importante é que você possa realizar o monitoramento adequado desses pontos trazidos anteriormente. Com isso, é possível analisar se há algum tipo de questão que não está sendo bem implementada ou, ainda, se há possibilidade de intensificar algumas medidas que estejam surtindo resultados.
Com isso, você pode verificar se há alguma falha nos processos e resolver a situação antes que possa configurar-se em um ponto de vulnerabilidade para seu negócio. Assim, não deixe de definir métricas e periodicidade para análise.
Ter uma consultoria especializada em segurança da informação
Outro cuidado importante é contar com uma consultoria especializada para este fim. Isso é fundamental, principalmente, para você contar não só com os pontos que listamos anteriormente, mas também para ter que implementar as melhores medidas, protocolos e soluções.
Assim, sua empresa terá as medidas mais atuais, eficientes e, principalmente, um plano de segurança de informação de forma eficiente e criada especialmente para as necessidades e demandas do seu negócio.
Para isso, conte com a Athena Security. Nós somos especializados, justamente, em trazer planos de segurança da informação de forma eficiente, com monitoramento adequado e com as melhores práticas do mercado. Assim, sua empresa ficará devidamente protegida, sabendo que terá o melhor plano de segurança possível.
E para tirar outras dúvidas sobre o tema, não perca o nosso material completo com o Guia da política da segurança da informação: o passo a passo para criar a sua.
⠀⠀⠀
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.
⠀⠀⠀
⠀⠀⠀