Análise de vulnerabilidade: o que é e qual sua importância?

Cada vez mais se torna fundamental garantir a segurança das informações em sua empresa. Isso é uma exigência tanto pela legislação vigente atual quanto pelo aumento dos cibercrimes em todo o mundo e, inclusive, no Brasil.

Por isso, é fundamental que você traga formas de proteger as empresas, minimizando eventuais problemas que possam colocar em xeque a proteção e privacidade de dados. Mas afinal, o que é a análise de vulnerabilidade? Se você tem dúvidas sobre o tema, é o momento de saber mais sobre o assunto. Boa leitura.

O que é análise de vulnerabilidade?

A análise de vulnerabilidade trata-se de um processo de análise interna e externa, reconhecimento de eventuais falhas, classificação das falhas, classificação das vulnerabilidades, entre outros.

Por meio disso, é possível, por exemplo, garantir menores riscos existentes nas práticas do dia a dia, evitando que questões tanto internas quanto externas coloquem sua empresa em xeque. Desta forma, é possível intervir de forma segura e consistente, corrigindo eventuais fragilidades.

Qual a importância de uma boa análise de vulnerabilidade?

Uma análise de vulnerabilidade segura e consistente traz uma série de benefícios fundamentais para as empresas e para os profissionais de segurança da informação. Confira a seguir alguns pontos para os quais você deverá estar atento.

  • Ter um monitoramento consistente dos pontos frágeis da empresa, realizando verificações regulares;
  • Redução de incidência de problemas que podem afetar o negócio;
  • Consonância com a legislação vigente (como a LGPD);
  • Protege os ativos da empresa;
  • Permite identificar quais são as fragilidades externas as quais a empresa está submetida;
  • Analisa quais são os pontos internos que precisam ser mudados e permite uma mudança consistente e no cerne das questões que precisam ser modificadas;
  • Reduz prejuízos financeiros.

Com isso, você já consegue ter uma boa dimensão do quanto a análise de vulnerabilidades precisa ser adotada nos negócios quanto antes, para que seja possível evitar complicações, inclusive, sobre a legislação vigente.

Quais dicas para ter uma boa análise de vulnerabilidade?

Diante dessa importância, é fundamental saber implementar a análise de vulnerabilidade de forma eficiente, de modo que seja possível minimizar falhas e não gerar novas questões por meio dessas ações. Para isso, vamos trazer algumas dicas a seguir para auxiliá-lo.

  • Escolha profissionais que, de fato, entendam o funcionamento do negócio. Isso é fundamental para ele entender como pontos internos precisam ser priorizados em detrimento de outros. Por exemplo, as prioridades de um e-commerce são muito diferentes de uma clínica médica, inclusive, no que concerne à análise de vulnerabilidade;
  • Faça uma avaliação de risco consistente. Nesse ponto, o especialista deve identificar cada ativo, classificá-lo e identificar quais são as vulnerabilidades existentes;
  • Não é possível focar apenas em questões de software. É preciso pensar, também, em vulnerabilidades de hardware, desastres físicos, falhas humanas, entre outros;
  • Defina uma escala de prioridade e de gravidade;
  • Escolha o método de avaliação. Há diversos existentes no mercado, como o STRIDE (um modelo tradicional criado pela Microsoft);
  • Faça o tratamento do risco. É a etapa final, ou seja, quando todos os pontos já foram analisados previamente e é o momento de mitigá-las.

Se você tem dúvidas sobre isso, uma alternativa interessante para realizar a análise de vulnerabilidade é contar com uma consultoria especializada. Temos certeza de que você terá melhores resultados para este fim.

Outra dica importante é saber identificar os principais tipos de vulnerabilidade. Leia nosso artigo e tire suas dúvidas!

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

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