Um dos maiores pesadelos dos gestores é ter um ataque hacker em seus sistemas. E não é para menos. Por exemplo, a ação de um ransomware pode criptografar um servidor inteiro, inviabilizando as ações do negócio e causando uma série de prejuízos.
A segmentação de rede pode ser a sua principal aliada para reduzir o risco de acesso não autorizado em seus sistemas. Continue lendo e saiba mais sobre esse tema tão importante para as empresas.
Por que cuidar de acessos não autorizados?
O Brasil é o terceiro país com maior volume de ciberataques, perdendo apenas para China e Estados Unidos, respectivamente. Como você pode imaginar, isso tem uma forte repercussão na demanda por segurança da informação nas empresas.
Um dos pontos que pode se tornar vulnerabilidade para a ação dos hackers é a rede da empresa. Por meio disso, é possível que um sistema seja infectado com um ransomware, por exemplo, e gerar a indisponibilidade de um servidor inteiro. Por isso, é fundamental precaver-se de acessos não autorizados.
Como a segmentação de rede reduz acessos não autorizados?
Mas afinal, como a segmentação de rede permite que se minimize os acessos não autorizados no dia a dia? Vamos explicar isso de forma prática e, assim, minimizar eventuais problemas.
Fazendo uma comparação com uma estrada e com ruas pequenas, em uma estrada há um maior fluxo de veículos passando todo o tempo. Para controlar os carros que passam ali, é muito mais complexo, de forma que alguns pontos podem passar despercebidos pelo controlador.
Assim, um carro sem placa pode passar escondido com os demais e o profissional não notar. Já em vias menores, como ruas de um bairro, é mais fácil notar cada veículo que ali circula. Neste caso, tenha algo errado, é possível identificar mais rapidamente.
O mesmo vale para as redes. Estruturas menores permitem um controle mais próximo e, assim, em caso de qualquer alteração, isso aparece mais rapidamente e é possível minimizar problemas.
Assim, se tiver um malware circulando, é possível bloquear uma das redes segmentadas. Com isso, as chances de que os estragos possam ser grandes aumentam consideravelmente. Em uma rede menor, é possível conter o problema e, assim, não afetar outros pontos estratégicos da empresa.
Como implementar a segmentação de rede?
Mas afinal, como implementar a segmentação de rede? De que forma é possível garantir minimização dos erros? Afinal, por tratar-se de algo tão estratégico, é importante que seja bem realizado. Vejamos a seguir alguns pontos importantes.
- Faça um planejamento prévio do processo de segmentação de redes;
- Identifique demandas de rede, priorizando a performance que seu negócio precisa;
- Dedique profissionais para realização do processo;
- Defina os equipamentos necessários para realizar a segmentação de rede;
- Escolha as soluções necessárias para realizar o monitoramento de rede, entre outros pontos.
Além de tudo isso, se você quer garantir maior exatidão e minimizar os erros, é importante contar, também, com uma consultoria especializada. Os profissionais terão a expertise para realizar todos os procedimentos relacionados com os pontos que trouxemos acima e permitirá uma adesão mais eficiente, sem comprometer a segurança da empresa.
Quer saber mais detalhes sobre como fazer a segmentação de rede? Leia nosso artigo específico sobre o tema e tire suas dúvidas!
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.