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Como uma consultoria especializada vai te ajudar a se adequar à LGPD

Você consegue imaginar, hoje, sua empresa operando sem o uso e tratamento de dados? Impossível, não é mesmo? Afinal, essas informações são úteis para o dia a dia da empresa. Contudo, há um outro ponto a ser considerado: a proteção da privacidade dos usuários.

Pensando nesse equilíbrio, diversas legislações passaram a ser criadas em todo o mundo, principalmente, com a Transformação Digital, na qual cada vez mais produz-se dados sobre os usuários a todo tempo.

No Brasil, temos o surgimento da LGPD. E se o seu negócio ainda não está adequado a ela, é o momento de mudar isso. Já pensou em contar com o apoio de uma consultoria para este fim? Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é a LGPD?

A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Inspirada no modelo europeu, considerado padrão ouro em todo o mundo, seu objetivo é criar mecanismos de proteção à privacidade dos cidadãos, já que se trata de um direito fundamental.

Assim, ela traça as diretrizes necessárias para que os negócios, órgãos governamentais e demais atores que, de alguma forma, lidam com informações de terceiros, possam coletar, armazenar e tratar os dados, sempre priorizando o consentimento explícito e inequívoco dele em todo o momento.

 

Qual a importância de se adequar à LGPD?

Em primeiro lugar, o surgimento da LGPD ocorre em um momento no qual há uma necessidade social por maior privacidade no uso dos dados pessoais. Afinal, uma série de acontecimentos notórios colocaram em xeque a proteção dos cidadãos e, por isso, tornou-se necessário repensar a forma como eles podem ser utilizados tanto por empresas quanto por órgãos governamentais e pesquisadores.

Por isso, ao posicionar-se em priorizar a legislação vigente, você estará adentrando esse rol importante, mostrando para seu potencial cliente que valoriza a proteção de seus dados pessoais.

Além disso, sua empresa estará suscetível às sanções previstas na LGPD, tais como:

  • Multa simples;
  • Multa diária;
  • Publicização da infração;
  • Obrigatoriedade da remoção dos dados que foram alvo da infração;
  • Bloqueio dos dados pessoais até a regularização da questão.

É importante deixar claro que, no presente momento, quem deve fiscalizar essas questões é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Contudo, ela só começará a atuar a partir de agosto de 2021. Por isso, se o seu negócio não está, ainda, 100% alinhado com a nova legislação, é importante correr contra o tempo e resolver o quanto antes.

Como a consultoria pode ser sua aliada neste processo?

Diante da importância da adequação à LGPD e, consequentemente, o deadline para resolução das questões, uma consultoria especializada pode ser sua maior aliada no processo. Alguns dos pontos nos quais ela pode te ajudar são:

  • Adequação dos processos internos para os dispositivos da LGPD;
  • Geração de um processo de validação jurídica do ciclo de vida da informação;
  • Realização, passo a passo, da implementação das adequações, de forma a não gerar atropelos e falhas nos processos;
  • Garantia de maior proteção dos dados pessoais, já que problemas dessa natureza podem, também, causar sanções por negligência;
  • Apresentação de um relatório de impacto posterior, de forma que os gestores poderão identificar as alterações, de que forma ocorreram e os benefícios para o negócio.

Para uma melhor adequação à LGPD, conte com a Athenas Security. Nós oferecemos uma consultoria transparente, com etapas claras para que os gestores acompanhem as transformações sendo realizadas.

Atuamos nas mudanças nas áreas técnico, jurídica e processual, garantindo toda a tranquilidade necessária para sua atuação no uso de dados pessoais.

Quer saber mais? Entre em contato e converse com um de nossos atendentes sobre o tema.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

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